Simpósio de Integração Acadêmica divulga mais de mil e quatrocentos trabalhos em Viçosa

28/10/2014

O campus Viçosa promoveu mais um Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) entre 20 a 25 de outubro. O evento reuniu trabalhos acadêmicos produzidos por estudantes universitários e pelos alunos do ensino médio público que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BIC-Júnior). Essa foi a quinta edição do evento, que teve como tema Ciência e Tecnologia: Base para o Desenvolvimento Social.

Neste ano, o SIA recebeu 1.747 inscrições de trabalhos dos três campi da UFV, que envolveram diversas áreas do conhecimento e abordaram, principalmente, temas relacionados à tecnologia. Desse número, 1.475 corresponderam às produções do campus Viçosa, 131 do campus Florestal e 141 do campus Rio Paranaíba.

A estudante do curso de Dança Camila de Oliveira apresentou o trabalho Dança com Mediação Tecnológica, que despertou o interesse do público por abordar algumas inovações da área. Para ela, o SIA representou um espaço para a socialização de informações e interação com outros departamentos da Universidade.

As contribuições dos estudantes, por meio dos trabalhos apresentados, passaram pela avaliação de uma equipe especializada, formada por técnicos de nível superior, professores e estudantes de pós-doutorado da Universidade. Foram levados em consideração critérios como objetivos, métodos utilizados, justificativa e tempo de apresentação. O total de pontos variou de zero a 100.

De acordo com a pós-doutoranda do Departamento de Solos Alice Pinto Barbosa, que coordenou apresentações orais e avaliou painéis, o empenho e preparo dos estudantes, a qualidade dos trabalhos e até o cuidado com a estética das impressões foram pontos significativos durante as avaliações. Para os bons resultados, ela destacou a importância da participação dos orientadores.

Para a integrante da equipe coordenadora do SIA Nanci Fernandes de Paula, a adesão da comunidade universitária foi muito expressiva em todas as atividades propostas pelo Simpósio. Segundo ela, o saldo foi positivo e deixou um legado para as próximas edições.

O Simpósio de Integração Acadêmica foi promovido pelas pró-reitorias de Ensino (PRE), de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e de Extensão e Cultura (PEC).

Feira do Conhecimento
Além de apresentações de trabalhos, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, exposições e seminários de experiências de ensino, o SIA contou com as atividades da Feira do Conhecimento, que aconteceu na manhã do dia 25 de outubro, na Praça Silviano Brandão. Ela reuniu trabalhos de escolas públicas de Educação Básica da cidade, realizados em interação com a UFV ao longo do ano.

A Feira do Conhecimento acontece desde 2009, como parte da programação do Simpósio de Integração Acadêmica da UFV. Ela é coordenada pela Diretoria de Programas Especiais da Pró-reitoria de Ensino e é planejada juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa. Mais informações sobre a realização da sua edição de 2014 estão disponíveis no site da UFV.

(Guilherme Pimenta, bolsista – Fotos: Daniel Sotto Maior)