Projetos de obras da UFV são utilizados por outras instituições federais de ensino superior

28/10/2014

A UFV recebeu a visita da arquiteta do quadro técnico da Diretoria de Infraestrutura da Pró-reitoria de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Karenina Martins Valadares. A arquiteta visitou o campus Viçosa, na última quinta-feira (23), com a finalidade de conhecer a obra do Restaurante Universitário (RU)-II, que está em sua segunda etapa de execução, envolvendo fechamento e acabamento.

Essa foi mais uma das visitas que a Universidade recebeu devido às obras que têm sido realizadas para atender a sua expansão e consolidar os seus três campi. Outras instituições federais de ensino superior também têm enviado representantes para que a UFV compartilhe projetos básicos e executivos de algumas obras. As solicitações são provenientes, em sua maioria, dos resultados alcançados pela Universidade com o uso do concreto pré-moldado e pela qualidade dos seus projetos.

Durante este ano, a Pró-reitoria de Administração (PAD) e a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) já receberam a visita de uma equipe da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que esteve na Universidade com a finalidade de conhecer a experiência relacionada às obras. Nessa ocasião, foi solicitado o compartilhamento dos projetos do RU-II do campus de Viçosa e dos projetos do conjunto de laboratórios de ensino do campus de Florestal. Também esteve na UFV uma equipe do campus de Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), interessada em conhecer melhor a experiência sobre infraestrutura na instituição viçosense nos últimos anos.

Segundo a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli, a UFV, com o apoio da equipe técnica de engenheiros e arquitetos da Pró-Reitoria de Administração (PAD), acompanha constantemente as empresas vencedoras das licitações para que prazos sejam atendidos e a qualidade das obras seja garantida. De acordo com o assessor especial da PAD em Gestão da Qualidade e Inovação em Infraestrutura, professor e engenheiro civil José Luiz Rangel Paes, boa parte dos projetos arquitetônicos das obras da Universidade foram desenvolvidos por arquitetos ligados a própria Pró-reitoria. Segundo ele, desde 2012, a equipe técnica de engenheiros e arquitetos da PAD decidiu adotar o concreto pré-moldado como uma nova solução construtiva para várias obras, como os restaurantes universitários (nos três campi) e conjunto de laboratórios de ensino (para os campi de Florestal e de Rio Paranaíba). “O concreto pré-moldado permite obter maiores vãos, melhor aproveitamento do espaço interno dos edifícios e, sobretudo, uma maior velocidade construtiva. Como consequência direta da decisão de incorporar uma nova tecnologia construtiva com maior grau de industrialização, as primeiras etapas das obras em concreto pré-moldado, que envolveram fundações e estrutura, tiveram grande êxito quanto a prazos e qualidade”, afirmou.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, autorizou o compartilhamento dos projetos desenvolvidos pela universidade às instituições interessadas e disse que essas solicitações “também representam um reconhecimento do trabalho que uma grande equipe técnica tem desenvolvido no âmbito da UFV”.

Na fotografia, registro da visita da arquiteta da UFVJM neste mês, com a presença de membros da equipe técnica da PAD. Da esquerda para a direita, a engenheira Patrícia das Graças Luís de Queiroz; a arquiteta da UFVJM, Karenina Martins Valadares; o engenheiro Luiz Monnerat; o professor José Luiz Rangel e o engenheiro Leonardo Vidigal.

(Coordenadoria de Comunicação Social)