Pró-reitoria de Assuntos Comunitários divulga comunicado sobre doença por vírus ebola

28/10/2014

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) informa à comunidade acadêmica que não há caso de estudante infectado com ebola na UFV ou no município de Viçosa, como também foi divulgado, nesta terça-feira (28), pela Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa.

No início do semestre, a Pró-reitoria, em parceria com o Registro Escolar e a Diretoria de Relações Internacionais, mapeou a chegada de estudantes na UFV e constatou que não havia nenhum proveniente das regiões afetadas. No último mês, o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Viçosa realizou uma reunião para falar sobre o ebola e os profissionais da Divisão de Saúde da Universidade receberam as informações sobre a doença e conheceram o Protocolo de Vigilância e Manejo de Casos Suspeitos de Doença pelo Vírus Ebola em Minas Gerais (arquivo anexado).

A PCD ainda informa que, desde o dia 7 deste mês, o setor de enfermagem da Divisão de Saúde tem mantido contato com chefes de Departamento e coordenadores de curso, solicitando que sejam repassadas as informações sobre pessoas que estão retornando de viagens ao exterior. Com essas informações, tem sido feitos contatos por e-mail com os viajantes para esclarecimentos sobre a doença.

Segundo a PCD, é necessário manter um sistema de vigilância na UFV, em função da grande mobilidade que a Universidade tem de professores, técnico-administrativos e estudantes para o exterior. A pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, também destaca que este trabalho é realizado em parceria com o Serviço de Vigilância Epidemiológica do município de Viçosa e que pelas análises nacionais, “a probabilidade de ocorrência da doença em nosso meio, ainda é pequena, no entanto, não pode ser descartada, motivo pelo qual é necessário ter cautela e vigilância constantes”.

Mais informações sobre a doença por vírus ebola estão disponíveis no arquivo anexado.

(Fonte:  PCD)