Universidade faz balanço do período de racionamento de água

27/10/2014

A administração da UFV fez um balanço positivo, na última sexta-feira (24), das ações de racionamento no campus Viçosa. Segundo a pró-reitora de Administração, Leiza Granzinolli, o período de escassez de água, devido ao período de estiagem na região Sudeste, tem sido "enfrentado na Universidade de forma solidária, a partir do auxílio de toda a comunidade acadêmica na redução do consumo".

Além das ações de racionamento implantadas no campus, como horário diferenciado na Biblioteca Central (BBT) monitoramento dos gastos de água nos alojamentos, cantinas e restaurante universitário, dentre outras, se destacam o apoio dos municípios de Ponte Nova e Cajuri. Eles disponibilizaram cinco caminhões-pipa, que chegam a abastecer diariamente o campus com 80 a 90 mil litros de água. Dentre os setores atendidos estão os prédios da Zootecnia, Fitotecnia, Veterinária, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde II, Alojamento Feminino, Hotel do Centro de Ensino e Extensão (CEE), Divisão de Parques e Jardins, Laboratório de Desenvolvimento Humanos e das vilas do campus.

Segundo o chefe da Divisão de Água e Esgoto (DAG) da UFV, professor Rafael Bastos, com o acordo entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Universidade, mediado pelo Ministério Público, a UFV passou a captar no São Bartolomeu e tratar 10 litros de água por segundo de água, o que corresponde a cerca de 50% de redução na produção e oferta de água, e, “por isso, foi necessário a complementação do abastecimento por meio de caminhões- pipa e tem sido essencial o envolvimento e o apoio de todos na redução do consumo”. Ele afirmou que a situação está sob controle, mas que a questão de abastecimento da água ainda é “frágil e que não podemos deixar de intensificar as medidas de redução de consumo”.

A pró-reitora de Administração (PAD) disse que todos os dias têm sido realizadas reuniões com a equipe da PAD, mobilizando representantes de vários setores do campus para monitorar e avaliar as reduções a partir do racionamento. Segundo ela, por meio dessas reuniões e avaliações, é possível perceber que a decisão de não suspender as aulas na Universidade foi correta e todo o esforço nas ações de racionamento tem sido compensado com a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ela ainda destacou que, com a previsão de chuvas para os próximos dias, a expectativa é que a situação se amenize.

A reitora Nilda de Fátima Soares afirmou que tem acompanhado todas as ações e que “neste momento percebe o espírito solidário de toda a comunidade acadêmica, que tem compreendido e colaborado na redução do consumo de água”. Ela agradeceu também a todo o trabalho da equipe da PAD, dos dirigentes das unidades acadêmicas, das empresas prestadoras de serviços de obras na Universidade, da Fundação Arthur Bernardes/DTA e do Hotel CEE (que reduziram efetivamente o consumo de água em suas atividades) e a todos que têm se prontificado a ajudar.

(Coordenadoria de Comunicação Social)