Campus Florestal

Abertura da quinta edição do Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2014 - Campus Florestal

24/10/2014

No último dia 22 (quarta-feira) ocorreu no Campus UFV Florestal a abertura do SIA 2014. Durante o evento foram apresentados 131 trabalhos na modalidade painel e oral. Durante a cerimônia de abertura estiveram presentes docentes, discentes , técnicos administrativos, totalizando mais de 250 pessoas evidenciando a importância do evento para toda a comunidade. As autoridades presentes foram o prof. Fernando de Souza Bastos, Diretor de Extensão e Cultura, também representando o Diretor Geral, Prof. Antonio Cezar Pereira Calil; prof. Ricardo Wagner Mendonça Trigo, representando o prof. Germano Carneiro da Costa, chefe do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde; profª Adriana Ventola representando a Chefe do Instituto de Ciências Humanas e Sociais profª Iara Christina Barroca; prof. Eduardo França, Coordenador do Curso de Ciências biológicas e também coordenador da I Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura; Prof. Marco Antonio de Oliveira, Diretor de Pesquisa e Pós-graduação e Coordenador do SIA 2014.

Em seu discurso de abertura o prof. Marco Antônio destacou a importância do SIA para a UFV e do crescimento do Campus-UFV-Florestal nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Também agradeceu o esforço de toda a comunidade, fato que vem refletindo na qualidade das atividades desenvolvidas no Campus. Enfocou a importância do tema do SIA: “Ciência e tecnologia: Bases para o desenvolvimento social”, sendo esta uma oportunidade para discutir e vincular a produção científica do país aos desafios sociais que vivemos. Em seguida o prof. Fernando reforçou a importância do SIA e os grandes avanços que estamos alcançando no Campus UFV-Florestal, seguido eu sua fala pelo prof. Eduardo França que agradeceu a presença de todos e convidou-os a participarem da 1 Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura / X Feira de Ciências da CEDAF/UFV & III Feira do PIBID/UFV.

Após a abertura do evento o prof. Pedro Américo ministrou a palestra de abertura do evento intitulada "Ciência e tecnologia: bases para o desenvolvimento social".

Sobre o Palestrante: Prof. Dr. Pedro Américo de Souza Sobrinho

Formado em Educação Física pela UFMG. Atuou por mais de 30 anos como professor do curso de Educação Física da UFMG. É Diretor-técnico da Especial – Clínica e Academia de Promoção da Saúde e Reabilitação. Desenvolveu método de reabilitação (Estimulação Neuropsicossocial) com base na Educação Física. Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Alemã de Educação Física e Esportes de Colônia (Alemanha). Ex-Presidente da SOBAMA – Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, ex-vice-diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Desenvolveu protótipo de cadeira de rodas para tetraplégicos selecionada para representar a UFMG na INOVATEC – Feira Nacional de Ciência e Tecnologia. Criou um Modelo de Superação Emocional da Deficiência; agraciado com os Prêmios “Semana do Conhecimento” da UFMG, “Inclusão”, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, e “Mérito Esportivo”, do Governo do Estado de Minas Gerais.