UFV capta 10 litros de água por segundo

23/10/2014

Com a escassez de água em Viçosa, a UFV está captando no ribeirão São Bartolomeu, tratando e distribuindo, no campus Viçosa, apenas 10 litros de água por segundo. Essa operação acontece, desde a última quinta-feira (16), como resultado de um acordo entre a UFV e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), mediado pelo Ministério Público, que fixou ainda cota de 35 litros por segundo para o Saae.

Segundo o chefe da Divisão de Água e Esgotos (DAG) da UFV, professor Rafael Bastos, com o acordo, houve redução de cerca de 50% de produção e oferta de água na UFV, o que não mais garante o abastecimento normal no campus universitário e repercute na intensificação do racionamento. O suprimento de água tem sido complementado por caminhões-pipa, como informa a pró-reitora de Administração Leiza Granzinolli, com a utilização de água tratada fornecida por municípios vizinhos ou captada em poços no próprio campus universitário.

Ainda segundo a pró-reitora, o fornecimento de água, por meio dos caminhões, segue rigoroso controle de qualidade da água, efetuado pela DAG. Ela também afirmou que a UFV está efetivamente em racionamento de água no campus e, eventualmente, algumas edificações podem ficar sem abastecimento. “Nesses casos, os usuários devem comunicar o ocorrido pelo telefone 3899-4444 e aguardar porque todos os esforços serão feitos para normalizar a situação e conseguirmos manter o calendário de atividades até janeiro de 2015”, destacou.

Nas fotografias, da esquerda para a direita, registros das operações de coleta de amostra de água de caminhão-pipa, da análise laboratorial da qualidade da água, do tratamento da água (cloração) e do abastecimento de edificação no campus Viçosa.

(Coordenadoria de Comunicação Social - Fotos: Daniel Sotto-Maior)