UFV promove palestra sobre Ciência e Tecnologia durante cerimônia de abertura do SIA 2014

21/10/2014

O campus Viçosa da UFV iniciou as atividades da quinta edição do seu Simpósio de Integração Acadêmica (SIA 2014) nesta segunda-feira (20). Durante a cerimônia de abertura, realizada no auditório da Biblioteca Central e iniciada com uma apresentação do Coral da UFV, a comunidade universitária teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema do evento – Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social – por meio da palestra do professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Domingos Leite Lima Filho.

As contribuições das universidades públicas brasileiras para a produção de ciência e de tecnologia, de acordo com o professor Domingos, são extremamente importantes, mas, muitas vezes, não resultam em benefícios sociais. Durante a cerimônia de abertura, ele falou sobre essas contribuições e destacou alguns desafios que o país ainda enfrenta para transformá-las em desenvolvimento social e distribuição de riqueza para a população.

Entre os desafios, o professor Domingos citou a ampliação da educação de qualidade, em todos os níveis e modalidades, e na sua garantia enquanto direito público. “Sem uma educação universalizada, é difícil compreender que os benefícios e até mesmo o controle das políticas de ciência e de tecnologia se tornem efetivos”, disse. Outra questão é o fortalecimento das universidades públicas como polos produtores e difusores de ciência e de tecnologia que não sejam de ponta, mas que atendam a sociedade e suas especificidades regionais e locais, como tecnologias básicas de assistência à saúde, de saneamento, etc.

O professor Domingos, que atua no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade e coordena um grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho, educação e tecnologia na UTFPR, esteve no campus Viçosa da UFV pela primeira vez. Segundo ele, a Universidade é conhecida pelo seu nome, história e produção científica qualificada e foi um prazer contribuir com o Simpósio.

SIA 2014
A cerimônia de abertura também contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, que destacou que a quinta edição do Simpósio de Integração Acadêmica terá a participação de 3.558 inscritos e a apresentação de 1.747 trabalhos acadêmicos nos três campi da UFV. Até o sábado (25), as programações de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba incluirão palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e exposições, seminário de experiências de ensino.

Para o professor Eduardo, a integração das atividades acadêmicas durante o evento estimula a interdisciplinaridade na Universidade e também será uma excelente oportunidade para a instituição apresentar para a sociedade os diferentes tipos de trabalhos que desenvolve.

A UFV, de acordo com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, tem essa missão de levar para a sociedade suas produções e resultados. “E os números repassados pelo professor Eduardo não são pequenos. Com certeza as participações e os trabalhos serão de altíssima qualidade. Nos sentimos orgulhosos com isso”.

Vale destacar que, na cerimônia de abertura do SIA 2014, o professor Eduardo também representou o presidente da Comissão Organizadora do evento e coordenador do Pibic na UFV, Marcelo Henrique dos Santos. Também estiveram presentes a representante da Pró-reitoria de Ensino, Leci Soares de Moura; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira; o diretor substituto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo; o representante do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, José Benício Paes, e a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Maria das Graças Soares Floresta.

(Coordenadoria de Comunicação Social)