UFV consegue conter focos de incêndio em floresta da Universidade

20/10/2014

O período de longa estiagem tem ocasionado, além da escassez de água, focos de incêndio em Viçosa. Um deles ocorreu neste domingo (19), quando o fogo se espalhou de um pasto nas proximidades da Avenida Castelo Branco até a floresta que pertence à UFV- campus Viçosa. O Corpo de Bombeiros da UFV (COB/UFV), com a contribuição de bombeiros militares da cidade de Ubá e de vários voluntários das comunidades universitária e viçosense, conseguiu conter o foco de incêndio.

Nesta segunda-feira (20), o COB/UFV continuou o trabalho de rescaldo de possíveis focos existentes, com o apoio de funcionários da Divisão de Parques e Jardins da Universidade e do Departamento de Fitotecnia. A pró-reitora de Administração, Leiza Granzinolli, declarou que, além da dedicação e profissionalismo da equipe do COB/UFV, “foi também importante o apoio de voluntários: professores, técnico-administrativos e estudantes da Universidade que se solidarizam e auxiliaram no combate ao incêndio, no domingo”.

A pró-reitora também destacou que a UFV tem adotado medidas preventivas como a manutenção de aproximadamente 100 km de aceiros no Campus Central e nas áreas experimentais como em Araponga, Quarteis, Visconde do Rio Branco e Cachoeirinha. Ela ainda lembrou que é necessário que todos colaborem para evitar que focos de incêndio ocorram. “Todos podem colaborar com medidas simples, como não queimar lixo e não jogar tocos de cigarro em terrenos. Se alguém presenciar um foco de incêndio em Viçosa, é importante acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelos telefones 3899-2119 ou 3899-2120”, afirmou.

Sobre a utilização da água para o combate aos focos de incêndios florestais, Leiza Granzinolli, disse que a UFV conseguiu caminhões pipa com prefeituras de cidades da microrregião. Esses caminhões, com capacidade total de 60 mil litros de água, estão contribuindo com o abastecimento de reservatórios no Campus da UFV e têm auxiliado ainda no combate aos incêndios florestais. “Temos buscado fontes alternativas de água, com a utilização dos caminhões pipa e poços artesianos da Universidade para manter o abastecimento de água no Campus, garantindo o calendário escolar e não impactando o abastecimento de água no município”, destacou.

(Coordenadoria de Comunicação Social – Foto: Arthur Vieira/Viçosa News)