UFV sedia V Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil

20/10/2014

Durante os dias 13 e 17 de outubro, oficinas e palestras sobre construção com terra foram realizadas no campus Viçosa por meio do V Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil. Cerca de 200 inscritos, entre estudantes e profissionais da área, participaram do evento de projeção internacional, que discute técnicas de revestimento que usam a matéria-prima.

Durante o Congresso, as discussões levaram em consideração a acessibilidade, o baixo custo e a sustentabilidade das construções com terra. Segundo o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) Roberto de Almeida Goulart Lopes, a prática ainda possibilita o chamado conforto ambiental, já que a terra isola o calor e o frio do lado de fora dessas construções.

O evento também envolveu debates sobre os patrimônios históricos de cidades como Ouro Preto e Tiradentes (MG), que levantaram igrejas e casas de terra no período colonial, e as novas tendências do mercado atual.

Entre as contribuições da UFV para o Congresso, estiveram as ações e alguns registros do projeto Cores da Terra, que foi criado em 2004 e tem como objetivos resgatar e aperfeiçoar práticas de barreado e de pintura de paredes e de fogões de lenha de casas rurais. Os trabalhos foram iniciados pelo professor do Departamento de Solos Anor Fiorini de Carvalho e do então estudante do curso de Arquitetura Fernando de Paula Cardoso.

O evento foi resultado da parceria entre Departamento de Solos, DAU, Departamento de Engenharia Civil e Rede ProTerra, uma instituição ibero-americana de arquitetura e construção com terra.

(Guilherme Pimenta, bolsista)