Centésima edição do Cup of Excellence premia melhores cafés do Brasil na UFV

20/10/2014

A UFV sediou a fase internacional do 100º Cup of Excellence, principal concurso de qualidade destinado a cafés cerejas descascados e/ou despolpados no Brasil. O encerramento do evento, com a premiação dos melhores dos cafés, aconteceu na última sexta-feira (17), no auditório do Departamento de Economia Rural, e contou com a presença de cafeicultores, do júri internacional, do presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), da reitora da Universidade e de membros da organização do evento.

A premiação do 100º Cup of Excellence integrou a etapa internacional do concurso, que começou no dia 13 de outubro e contou com um júri composto por degustadores e compradores do Brasil, Austrália, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão, Noruega e Taiwan. Antes disso, os lotes inscritos passaram por uma pré-seleção, em setembro, e pela fase nacional, que foi realizada entre 6 e 10 de outubro.

Sete regiões produtoras contaram com representantes na fase internacional do concurso: Cerrado, Matas, Sul e Mantiqueira de Minas Gerais; Mogiana de São Paulo; Montanhas do Espírito Santo; e Planalto Baiano. O júri internacional analisou as 60 amostras classificadas na fase anterior, de acordo com propriedades como corpo, sabor, doçura e grau de acidez. O melhor café eleito foi o do produtor Candido Vladimir Ladeia Rosa, da fazenda Ouro Verde, de Piatã, no Planalto Baiano. Foram premiados ainda outros 20 lotes que obtiverem pontuação igual ou superior a 85 pontos (confira a lista do resultado final aqui). Desses premiados, oito são das Matas de Minas, sendo seis de Araponga, um de Viçosa e um de Caiana. Agora, todos os 21 selecionados participarão do concorrido leilão online, que ocorrerá no dia 26 de novembro deste ano.

O presidente da BSCA e do júri do Cup of Excellence, Silvio Leite, destacou que a competição “é um pequeno passo para um salto gigantesco de qualidade”. Segundo ele, toda a programação do evento permite aos produtores buscarem descobrir caminhos para se produzir cafés que atendam às demandas do mercado, mas que sejam também ecologicamente corretos. O presidente disse que ao todo foram recebidas 346 amostras até chegar aos 60 melhores produtos pré-selecionados. O processo de análise envolveu cerca de 700 torras e mais de 10 mil xícaras cafés degustados “pelo júri mais completo de todos os tempos”, como afirmou Silvio.

Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, é uma honra receber na Universidade a centésima edição do Cup of Excellence, “que é tão complexo, com números significativos e que representa muito para a nossa região.” Ela ainda ressaltou a tradição da UFV e a importância da Universidade no desenvolvimento de tecnologia para a produção cafeeira. De acordo com o professor do Departamento de Fitotecnia Ney Sussumu Sakiyama, que é também um dos organizadores do evento na UFV, o Cup of Excellence possibilitou aos cafeicultores das Matas de Minas, composta por municípios da Zona da Mata, demonstrarem a sua qualidade para um júri altamente especializado. Segundo ele, a prova do potencial dos produtos da região é que dos 60 pré-selecionados, 13 foram das Matas de Minas. O professor também afirmou que o evento permitiu ainda a capacitação dos produtos a partir de workshops sobre o sistema de produção de cafés especiais no Brasil e mercado consumidor.

A 100ª edição mundial do Cup of Excellence foi realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, em parceria com a Alliance for Coffee Excellence e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O evento é auditado pela Safe Trace Café e conta com o apoio institucional da UFV, da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da CarmoCoffees, do Centreinar, do Centro de Excelência do Café das Matas de Minas, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto-Maior)