UFV realiza cerimônias de titulação de pós-graduandos

20/10/2014

Na última sexta-feira (17), o campus Viçosa da UFV titulou 234 pós-graduandos, entre mestrandos e doutorandos. Os diplomas foram entregues pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, e pelos coordenadores dos programas de pós-graduação da Universidade em duas cerimônias, realizadas às 10h e às 16h, no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino. O contentamento esteve presente em todos os momentos e foi registrado nas palavras dos novos mestres e doutores, de seus familiares e amigos.

Maria de Fátima Nunes e Edmilson Santos Silva, pais da mestre em Estatística Gabi Nunes Silva, vieram de Curvelo (MG) para comemorar com a filha e contaram estarem orgulhosos pela conquista. “A titulação abrirá muitos caminhos para ela. Só passando por isso para conseguir algo lá na frente”, comentou Maria de Fátima. Já Edmilson destacou que sentiu ter cumprido bem o seu dever como pai e que a Universidade foi responsável por transmitir tantos conhecimentos para a sua filha e permitir que ela conquistasse o título de mestre. “No meio de tantos estudantes, ver que a sua filha conseguiu, não tem explicação. É muito bom”.

Gabi, que pretende seguir a carreira docente, disse que, na Universidade, teve a oportunidade de ingressar em diferentes áreas do conhecimento e aprender sobre diversos valores, o que foi muito importante para a sua formação. Para ela, a presença constante da família também foi fundamental durante os anos de estudos e pesquisas.

Na primeira cerimônia, foram entregues os diplomas dos estudantes dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) e a oradora foi a mestranda em Engenharia Agrícola Svetlana Fialho Soria Galvarro. Os pós-graduandos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) receberam seus diplomas na parte da tarde e tiveram como oradora a mestranda em Entomologia Fernanda Freitas. Em seu discurso, Svetlana definiu o momento como “tempo de chegada e, ao mesmo tempo, de partida. Partida para um doutorado, para um pós-doutorado, para um emprego, para a busca incansável de soluções para os mais diversos problemas presentes na sociedade atual”. E foi complementada pelas palavras de Fernanda: “todos nós trilharemos nossos caminhos e temos a missão de fazer alguma coisa para melhorar a sociedade em que vivemos. Nada mais justo. Estaremos apenas retribuindo a oportunidade desse aprendizado”.

Homenagem
Os titulandos tiveram como paraninfo o professor do Departamento de Engenharia Agrícola Marcos Heil Costa, que considerou a carreira acadêmica como a mais gratificante de todas, entre outros motivos, por proporcionar que seus profissionais nunca deixem de aprender. Como recado para os novos mestres e doutores, ele afirmou que a carreira requer uma constante reinvenção do cientista, do pesquisador, e pediu que eles não evitem, nem tenham medo de aprender ou de fazer coisas novas e que não gostam: “só assim vocês crescerão profissionalmente”.

Vale destacar que, durante as cerimônias, os pós-graduados também realizaram uma homenagem póstuma ao professor Maurílio Alves Moreira, que atuou nos departamentos de Química e de Bioquímica e Biologia Molecular, além de ter ocupado diversos cargos administrativos na Universidade.

Da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, os titulando receberam votos de muito sucesso. Independentemente da área de conhecimento, ela desejou que os mestres e doutores atuem como transformadores da sociedade, sempre com responsabilidade, ética e caráter. “O país depende de vocês e vocês estão prontos para ele”.

Também acompanharam as cerimônias o vice-reitor Demetrius David da Silva; o secretário de Órgãos Colegiados, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima; pró-reitores; diretores dos centros de ciências; integrantes do Conselho de Pós-graduação e representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Viçosa.

Festividades dos titulandos de outubro de 2014
Vale destacar que, além das cerimônias de entrega de diplomas, os titulandos participaram do plantio da árvore e do churrasco da turma no dia 16 de outubro, no Recanto das Cigarras, e do Baile de Gala no dia 18 de outubro, no Buffet Pathernon.

(Coordenadoria de Comunicação Social)