Atividade presencial encerra cursos de capacitação da Cead

16/10/2014

Com um encontro presencial no campus Viçosa, terminou no último sábado (11), o Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Desenvolvido e oferecido pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), o projeto do PACC foi o de Capacitação em EAD: Do planejamento do curso e material didático à formação de tutores. Seu objetivo foi capacitar para a Educação a Distância (EAD) professores, técnicos e estudantes de pós-graduação e graduação dos campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba na UFV.

Foram três cursos independentes, oferecidos desde abril deste ano, com carga horária de 60 horas e média de 100 participantes cada um: Planejamento e desenvolvimento de cursos a distância; Planejamento e produção de material didático, e Formação de tutores - este último teve 170 alunos.

Na abertura da atividade de encerramento do projeto, o diretor da Cead, professor Frederico José Vieira Passos, falou sobre a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo educacional, bem como o uso de metodologias ativas que priorizem o aprendizado efetivo. Enfatizou que a Cead dá suporte técnico e pedagógico para todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para uso de tecnologias e metodologias ativas no processo educacional.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Silvane Guimarães Silva Gomes, para a atividade de encerramento, realizada na sede da Cead, foi utilizada a metodologia ativa em uma dinâmica que movimentou os participantes durante toda a manhã. “O que se pôde constatar é que a receptividade à atividade de encerramento e aos três cursos foi muito boa. A ideia da utilização das TICs na educação foi abraçada pela comunidade da UFV e a expectativa é de que pesquisas nessa área cresçam ainda mais”, comentou.

De acordo com os organizadores, os bons resultados da iniciativa devem ser atribuídos ao empenho e à integração das equipes de planejamento, elaboração e condução do curso. A coordenação foi composta pelos professores Frederico Vieira Passos, Silvane Guimarães Silva Gomes e Telma Guimarães Barbosa e o jornalista João Batista Mota. Essa mesma equipe atuou na elaboração dos conteúdos, com a participação da administradora Maria de Lourdes Carvalho e da graduada em Letras Estela da Silva Leonardo, além da equipe multimídia da Cead.

Em função da excelente receptividade, para 2015, o projeto será reformulado e oferecido à comunidade universitária e demais interessados em único curso de 60 horas.

(Fonte: Cead)