Campus Rio Paranaiba

Funcionamento do RU - NOTA OFICIAL

16/10/2014

Aos estudantes que utilizam o RU,

Na primeira licitação de refeição do campus de Rio Paranaíba foi utilizado o mesmo horário de funcionamento do RU do Campus de Viçosa pois nós não possuímos uma oferta de refeição que nos indicasse o melhor horário para funcionamento. No entanto, isso não foi assumido de forma arbitrária, uma vez que foi pensado nos horários de aulas e de ônibus do CRP. Desta forma, o período estabelecido, em 2010, foi de 11:00 às 13:30h para almoço de segunda à domingo e de 17:30 às 20:00h para o jantar de segunda à sexta-feira. Esse período foi mantido no contrato seguinte, estabelecido em 13 de setembro de 2012 com a empresa Scarone e Fialho Ltda-ME., nº357/2012. Isto consta no anexo I- Termo de Referência, do edital de licitação do referido contrato. No entanto, no parágrafo seguinte ao de definição do horário de funcionamento, está previsto que os horários poderão ser alterados conforme necessidade da UFV-Campus de Rio Paranaíba.

Durante execução do contrato, foi observado que no período de próximo às 13:00h até próximo de 13:30h quase não havia fluxo de entrada de usuários no RU/CRP, diferente do que ocorria no campus de Viçosa onde, em função do número de refeição ser muito superior, o período de oferta da refeição estava de acordo com demanda. Outra preocupação era o tempo em que o alimento ficava na espera ou efetivamente nos balcões de distribuição, pois há regras que estabelecem tempo e temperatura de exposição do alimento a fim de garantir a segurança, em termos microbiológicos. O que impossibilita que a refeição seja finalizada com muita antecedência (embora essa antecedência evitaria atrasos).

Desta forma, com um histórico do RU/CRP, no termo aditivo nº1 ao contrato nº357/2012, assinado em setembro de 2013, consta, na cláusula sexta- DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS: o fornecimento de alimentação (…) ocorrerá no horário de 11:00 às 13:00h para o almoço e no horário de 17:30 às 20:00h para o jantar. E isso foi divulgado:

a) para os veteranos mediante notícia na página da UFV.

b) aos calouros, durante o evento “Recepção de Calouros”, verbalmente durante a apresentação dos serviços da Seção Biopsicossocial e apresentação dos cursos pelos coordenadores de curso e do Diretor de Ensino naquele momento, Prof. Vinícius Albano, bem como consta no “Manual do Calouro”, entregue no momento da matrícula.

c) para todos, inclusive servidores e visitantes da UFV, em cartaz que está afixado, já até amarelado pelo tempo, no quadro de Aviso da Seção Biopsicossocial, no PVA.

Quanto à notícia do site da ParanaíbaMáximus, é de 9 de outubro de 2012, anterior à mudança no horário.

Outro ponto que precisa ser esclarecido é que às 13:00h, a roleta é FECHADA NO SISTEMA DE CRÉDITOS DA UFV, e reabri-la requer autorização do CPD, ou seja, não é simplesmente deixá-lo entrar.

Desta forma, é muito desconfortável e até constrangedor ouvir e ver os comentários, como se não houvesse responsabilidade nas condutas assumidas e respeito aos estudantes, pois prezamos por isso!

Aliás, sugiro que procurem o Serviço de Nutrição, PVA 126, caso tenham mais dúvidas e sempre que for preciso, e contem com o DCE, que buscou informações e se mantém atendo às demandas dos estudantes.

Ratifico que será feito o possível para evitar atrasos.

Atenciosamente,

Marília Lelis Ribeiro