Campus Viçosa

XXVI Seminário Internacional de Política Econômica discute agricultura familiar

15/10/2014

A agricultura familiar está em pauta no XXVI Seminário Internacional de Política Econômica, que teve início na manhã desta quarta-feira (15), no auditório da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead). O evento, que acontece até quinta-feira (16), conta com a organização do Departamento de Economia Rural (DER) e busca promover a discussão do desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil desde a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em 1996.

Na cerimônia de abertura, a coordenadora do Seminário e professora do DER, Ana Louise de Carvalho Fiúza (terceira foto), destacou que o tema escolhido “é de suma importância por agregar o diálogo entre movimentos sociais e economia”, além de trazer para o debate questões como segurança alimentar, fome, conservação da água e patrimônio cultural dos agricultores. A coordenadora também disse que, para possibilitar o aprofundamento do assunto, foram escolhidos palestrantes de diversas instituições nacionais e internacionais que possam contribuir para o rigor da produção do conhecimento científico.

O chefe do DER, professor Wilson da Cruz Vieira, afirmou que a escolha do tema foi motivada após a declaração da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de que 2014 seria o ano Internacional da Agricultura Familiar. Ele ainda indicou que o tema está relacionado às duas principais áreas do DER: economia aplicada e extensão rural.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor Rubens Alves de Oliveira, apontou a pertinência do tema pelo fato da agricultura familiar ser uma grande produtora de alimentos e por auxiliar no desenvolvimento tanto econômico quanto social do Brasil. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Clovis Andrade Neves, que participou da cerimônia de abertura representando a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, declarou que o seminário é fundamental por permitir uma visão diferenciada aos participantes e disse que o evento representa parte da “grandeza e diversidade da UFV”.

Para a estudante de Ciências Econômicas Deborah Siqueira Souza (última foto), que há três anos participa do seminário, o evento discute “sempre temas muito importantes que ampliam a formação acadêmica". Ela destacou a presença de profissionais prestigiados no Brasil e em outros países, como Estados Unidos e Portugal, nesta edição.

Na programação estão previstos cinco painéis em que especialistas discutem o tema do seminário durante os dois dias do evento. A primeira apresentação de painel foi sobre os desafios da agricultura familiar face às recentes dinâmicas do mercado, e teve a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Sérgio Schneider. Em sua palestra, ele apresentou, dentre outras questões, os efeitos da globalização na agricultura familiar. 

 

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto-Maior)

.