Coral Infantil encanta plateia do Espaço Fernando Sabino

14/10/2014

O Coral Infantil era um sonho antigo da instituição

A estreia do Coral Infantil da UFV, no último sábado (11), confirmou o trecho de uma das letras apresentadas pelo grupo de que “cantar é mais que diversão”. Com a leveza de quem sabe se divertir e a seriedade de quem quer mostrar o melhor, as 32 crianças apresentaram no palco do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino 12 músicas previstas na programação e outras três sob pedidos de “mais um” da plateia, formada por muitos pais, mães, avós, tios e primos dos cantores mirins, com idade entre 7 e 12 anos.

Sob o comando do maestro Ciro Tabet, o Coral mostrou o resultado de um trabalho que vem sendo realizado há cerca de seis meses. Embora esse tempo, na avaliação do maestro, não seja suficiente para se alcançar o ideal vocal – o que se consegue por volta de dois anos -, a apresentação agradou ao público e, mais do que isso, reforçou as expectativas de pais que acreditam na arte como elemento de formação.

A professora do Departamento de Letras, Elisa Cristina Lopes, mãe do coralista Arthur Lopes, parabenizou o maestro pelo trabalho: “é preciso muito empenho e muito amor pela arte e pela música para enfrentar todos os obstáculos. Afinal, são 32 crianças, pais, famílias, horários... Eu, como mãe, que adoro arte e acho que ela realmente fundamenta a nossa vida, tenho o maior prazer em levar o meu filho para ensaiar toda semana. Toda criança merece e deveria ter essa oportunidade porque isso faz a maior diferença para a formação dela”.

Outra mãe feliz com o que assistiu foi a estudante de Engenharia Química Isabelle Batista Vasconcelos. Suas duas filhas, Bianca e Laís Duarte Batista Lacerda, proporcionaram a ela “emoção redobrada”. Em sua opinião, a participação no coral influencia no caráter, na formação de valores e promove amizade entre os colegas. Opinião semelhante tem a mãe da coralista Maria Clara, a professora do curso de Tecnologia de Alimentos, Érica Nascif Rufino Vieira. Em sua avaliação, além de ajudar a construir o caráter, o coral também promove a socialização com outras crianças, auxilia na educação e promove o contato com a cultura: “é um complemento para formação”.

Para as crianças entrevistadas, que ainda não sabem conceitualmente o que é formação, caráter e socialização, participar do Coral é “muito legal porque eu adoro cantar” (Maria Clara) e “é muito legal porque a gente aprende coisa nova” (Bianca). Simples assim.

Fala maestro
De acordo com Ciro Tabet, que tem experiência de 20 anos com coral infantil, o que se nota quando se inicia um trabalho como esse é um crescimento na parte socializante da criança e no entendimento de hierarquia, “não como eu mando você obedece, mas eu canto mais baixo porque o outro está com a melodia. Por meio da música, as crianças aprendem a respeitar o outro”.

Para o maestro, é muito importante para as crianças subirem num palco, serem aplaudidas e reconhecidas pelo público: “isso engrandece o cidadão e nós estamos formando cidadãos por meio desse trabalho”. O maestro contou que o seu desejo é ampliar para 50 o número de integrantes do Coral, que, segundo ele, “traz à tona um anseio de muitos anos da Universidade de ter crianças, filhos de funcionários, fazendo alguma atividade artística”. É também um pontapé inicial para um trabalho de música para as crianças que Ciro pretende desenvolver na UFV, com aulas de teoria e de instrumentos.

Sobre a apresentação de sábado, o repertório escolhido para a estreia, que incluiu músicas populares e do folclore brasileiro, foi montado de maneira didática, com o objetivo de estruturar a base vocal dos integrantes. Uma das formas mais exploradas foi o cânone, melodia imitativa cantada por todos os integrantes, mas em diferentes tempos. Inicialmente, eles cantam a mesma melodia, mas, depois, cada grupo começa diferentemente do outro, resultando em uma polifonia.

Os coralistas foram acompanhados pelo teclado do maestro Ciro e pela percussão de Nando Vasconcelos. E durante a apresentação um telão exibiu animações referentes a cada música. Elas foram produzidas pelo estudante da UFV, Mateus Abrantes, bolsista do projeto Procultura Arte Digital, coordenado pela diretora de produção da Pinacoteca da UFV Michele Micheleti de Mello. A apresentação foi uma promoção foi da Pró-reitora de Extensão e Cultura.

(Adriana Passos - Fotos: Jansen Cardoso)