UFV promove campanha Outubro Rosa

07/10/2014

Neste mês, a UFV promoverá, no campus Viçosa, diversas atividades dentro da campanha Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame na prevenção do câncer de mama. Uma delas é a realização de consultas com ginecologista, que poderão ser agendadas até o dia 31 pelo telefone 3899-2342 ou na secretaria da Divisão de Saúde (DSA).

A iniciativa é gratuita e voltada para as mulheres que têm direito a utilizar a DSA: estudantes, técnicas administrativas, professoras e suas dependentes. Para o atendimento, é importante levar um documento de identificação com foto, carteirinha estudantil (quando for o caso) e a do plano de saúde ou Agros (para quem tiver o benefício). Serão repassadas às pacientes dicas e informações sobre o exame médico anual e a realização da mamografia periódica.

Além dos atendimentos, a campanha também será marcada pela iluminação cor de rosa nas Quatro Pilastras e nos prédios da reitoria e do Instituto UFV de Seguridade Social (Agros). Em diversos setores do campus foram colocados balões rosa, e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) disponibilizará em todas as latas de doce de leite, produzidas em outubro, rótulos referentes à campanha. Para quem desejar, laços e adesivos rosas podem ser adquiridos na Sala de Convivência da UFV, próxima à farmácia da Asben, e na Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD).

A campanha é uma realização da PCD, por meio da DSA, e do Agros, com apoio do centro Viva Vida, do governo de Minas Gerais.

(Guilherme Pimenta, bolsista – Fonte: Nathália Oliveira)