Campus Viçosa sedia primeiro workshop do projeto de cooperação internacional Saúde Unificada

01/10/2014

Pela primeira vez, professores e pesquisadores da UFV e das universidades norte-americanas University of Washington e Washington State University estão reunidos no âmbito do projeto de cooperação internacional Saúde Unificada (One Health). Para fortalecer essa parceria, as instituições iniciaram, nesta quarta-feira (1), o Workshop One Health, em que apresentarão as iniciativas e pesquisas que desenvolvem em relação às saúdes humana, animal e ambiental. O evento acontecerá até sexta-feira (3), no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa.

O projeto de cooperação internacional foi iniciado em 2012, quando representantes da UFV realizaram uma série de visitas às instituições dos Estados Unidos. Além da parceria acadêmica, ele propõe congregar aspectos relacionados à saúde global. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, o Workshop corresponde à primeira etapa do projeto, em que serão focadas questões sobre doenças que afetam animais e que também podem afetar o ser humano.

Em Viçosa, estão diretamente vinculados ao Saúde Unificada os programas de pós-graduação em Medicina Veterinária, Ciência da Nutrição, Microbiologia Agrícola e Ciência e Tecnologia de Alimentos e o Departamento de Enfermagem e Medicina. A partir de agora, o professor Eduardo explicou que estão previstos intercâmbios de professores e estudantes, o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e buscas por recursos financeiros que tornem as realizações das atividades programadas possíveis. De uma maneira geral, o pró-reitor acredita que o projeto proporcionará formações de recursos humanos altamente qualificadas e soluções para problemas que afligem países como a África, onde novas invasões biológicas vêm trazendo problemas sérios. “Acreditamos que um projeto dessa envergadura contribuirá bastante”, ressaltou.

Entre os participantes, a professora do Departamento de Medicina Comparativa da University of Washington Klaisy Christina Batista Pettan-Brewer considerou o momento como histórico, já que, segundo ela, o Workshop é o primeiro do tipo realizado na América Latina. Ela, que é brasileira e graduada em Medicina Veterinária pela UFV, disse sentir orgulho por saber que a Universidade é uma das líderes na academia, na pesquisa e na comunidade e que está à frente da parceria sólida e duradoura. A professora Klaisy destacou que, sem o empenho da UFV, a iniciativa não seria possível.

Na segunda etapa do projeto também será viabilizada a titulação dupla de doutorado. A UFV, de acordo com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, será uma das primeiras universidades brasileiras a possibilitar esse tipo de treinamento. “Levamos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a demanda de aumentar de 12 para 24 meses o período da bolsa, para que os estudantes pudessem ficar nas universidades estrangeiras. A Capes entendeu e aceitou o nosso pedido. Ficamos felizes em saber que os nossos estudantes terão mais essa oportunidade”, disse.

Com a coordenação do professor do Departamento de Medicina Veterinária Luís Augusto Nero, o Workshop One Health foi organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com o apoio dos programas de pós-graduação em Medicina Veterinária, Ciência da Nutrição, Microbiologia Agrícola e Ciência e Tecnologia de Alimentos e do Departamento de Enfermagem e Medicina. O evento contou com a participação de cerca de dez professores e pesquisadores estrangeiros, das universidades norte-americanas citadas e da Austrália. Também acompanharam as atividades do dia pró-reitores, professores e pesquisadores da UFV.

Na primeira fotografia estão, da esq. para a dir., a professora Klaisy; o pró-reitor Eduardo; a reitora Nilda; o vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva; o reitor de Pós-graduação da Washington State University, William Andrefsky, e o professor Luís Augusto.

(Izabel Morais)