Mutirão de saúde dos moradores dos alojamentos atende público feminino

26/09/2014

O Mutirão de Saúde dos Moradores dos Alojamentos, que já beneficiou cerca de 150 estudantes, começou a atender o público feminino, nesta quinta-feira (25). Moradoras do Alojamento Feminino estão tendo a oportunidade de serem consultadas, na Divisão de Saúde (DSA), por médicos, odontólogos, nutricionista, assistente social e psicólogo. A expectativa é que cerca de 40 estudantes sejam atendidas até esta sexta-feira (26).

A iniciativa faz parte da Estratégia de Saúde nos Alojamentos (ESA) e, de acordo com a assessora especial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), professora Silvia Eloiza Priore, a ideia é promover um programa contínuo de atenção aos estudantes que moram na Universidade. “Queremos facilitar o atendimento a esses moradores e estimulá-los a se preocupar mais com a saúde e adotar medidas preventivas”, afirmou.

A psicóloga da Divisão Psicossocial Grasiela Gomide de Souza (última foto) integrou a equipe de atendimento de todos os mutirões. Segundo ela, o público masculino teve uma boa participação e se espera o mesmo para o feminino. A psicóloga disse que nas consultas têm sido identificados casos de ansiedade relacionados aos compromissos acadêmicos, e que os atendimentos são uma forma de amenizar transtornos como esses e impedir que se agravem.

A aluna do curso de Agronomia Gabryele Silva Ramos contou que achou interessante a proposta da PCD de atender às estudantes do Alojamento Feminino. Ela afirmou que aproveitará principalmente os acompanhamentos psicológico e nutricional proporcionados pelo mutirão. Quem também aprova a iniciativa é a estudante de Nutrição Mariana de Moura Dias. Ela realiza estágio dentro do mutirão e aponta que a ação da PCD é positiva por beneficiar tanto os estudantes que são atendidos quanto os que auxiliam nos atendimentos.

Vale lembrar que o mutirão é uma iniciativa da PCD, por meio dos profissionais das divisões de Saúde e Psicossocial, com o apoio da Comissão de Moradores dos Alojamentos (CMA), de professores e estudantes do Departamento de Nutrição e Saúde e de estudantes do Departamento de Medicina e Enfermagem.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)