SIF comemora 40 anos de atuação

23/09/2014

O passado e o futuro da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) perpassaram os discursos proferidos na noite da última sexta-feira (19), durante a cerimônia de celebração dos 40 anos da organização. O evento aconteceu no auditório do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) e foi aberto com a apresentação do Coral da UFV, sob a regência do maestro Ciro Tabet e acompanhamento do piano de Eusébio Monfardini. Em seguida, houve a exibição de um vídeo, que contou um pouco sobre a missão e a história da SIF, narrada por ex e atuais diretores e pelo seu presidente Roosevelt de Paula Amado.

Durante a cerimônia, foram lembrados nomes e ações importantes para que a Sociedade fosse considerada, hoje, um exemplo de parceria público-privado, atuante em todas as etapas do desenvolvimento florestal brasileiro e reconhecida internacionalmente. Esses aspectos foram mencionados praticamente por todos os que falaram na noite. Dentre eles, o atual diretor-geral da SIF e chefe do DEF, Ismael Eleotério Pires; o ex-diretor-científico Nairam Félix de Barros, que representou os professores e pesquisadores atuantes na Sociedade; o atual diretor-científico Sebastião Renato Valverde; o engenheiro agrônomo José Luiz de Magalhães Neto, representante das empresas fundadoras da SIF, e o seu primeiro presidente e fundador, Roberto da Silva Ramalho.

Desafios
O engenheiro florestal Roosevelt de Paula Amado, que desde 2013 está na presidência da Sociedade, onde cumpre um mandato de dois anos, também falou sobre a aniversariante. A partir da ideia de que a cerimônia deveria ser um instante de reflexão sobre tudo que foi e ainda precisa ser feito, ele lembrou exemplos positivos de inovação e de melhorias no setor florestal, dos quais a SIF foi protagonista. Dentre eles, o avanço do controle de pragas e doenças, a definição e diversificação de material genético que dominam as práticas de clonagem, a elevação da produtividade – em poucas décadas passou-se de 12 metros cúbicos por hectare para 40 metros cúbicos -, a adoção de práticas silviculturais ambientalmente corretas e a formação de um banco genético bastante completo das espécies de eucalipto e pinus existentes no mundo.

O presidente, que é ex-aluno da UFV, chamou a atenção, contudo, para os desafios que estão colocados em função de algumas tendências globais. Uma delas diz respeito ao aumento da população do mundo que, até 2050, deverá ser de nove bilhões de pessoas. Isso, em sua avaliação, provocará uma competição acirrada pelo uso da terra e um aumento da pressão sobre os recursos naturais. Roosevelt citou ainda o fato de que serão necessários 250 milhões de hectares de florestas plantadas para atender à demanda mundial. Por isso, “plantações bem manejadas serão uma alternativa para superar desafios”. E ressaltou: “a ciência e tecnologia serão um grande diferencial competitivo entre países”. Em sua opinião, “a SIF deve estar preparada para a promoção do desenvolvimento do setor florestal por meio da pesquisa científica, da geração de conhecimento e do treinamento, a partir de projetos de cunho técnico, econômico e socioambiental”.

Durante a cerimônia, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares abordou a importância da parceria público-privada praticada pela SIF, que traz tantos bons resultados para as empresas afiliadas e para a UFV por tudo que promove como aprendizado e como pesquisa para a comunidade acadêmica. Ao parabenizar a Sociedade pelos seus 40 anos, ela desejou que parcerias como essa sejam eternas na UFV e que a instituição contribua para que sejam sempre muito produtivas. A reitora também comentou sobre alguns desafios futuros do mundo e do país que, em sua avaliação, serão enfrentados com grande contribuição da UFV por meio dos profissionais que forma, “qualificados e motivados”. Ela finalizou seu discurso com um “parabéns à SIF, por fazer esse trabalho de buscar parcerias nas empresas, porque precisamos andar de mãos dadas”.

A comemoração dos 40 anos da Sociedade de Investigações Florestais, que aconteceu durante todo o dia 19, com a realização do I Workshop sobre P&D Florestal, foi encerrada com a entrega de medalhas àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do setor florestal e a consolidação da SIF. Também foram entregues certificados aos ex-presidentes, ex-diretores e ex-diretores científicos, em reconhecimento à contribuição do sucesso alcançado nesses 40 anos.

Vale destacar que a mesa da cerimônia da noite foi composta também pelo vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva, pelo engenheiro florestal Leandro de Siqueira, pelo professor Ricardo Reis Cordeiro e pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira.

Abaixo, alguns registros do evento. Clique no centro das fotos para visualizá-las melhor.

(Adriana Passos – fotos: Daniel Sotto Maior)