Central de Empresas Juniores da UFV inaugura sede

23/09/2014

Foi inaugurado, nesta segunda-feira (22), o Espaço do Movimento Empresa Júnior (MEJ), da Central de Empresas Juniores da UFV (Cemp). Localizada na casa 2 da Vila Matoso, do campus Viçosa, a nova sede tem como principal objetivo promover atividades que contribuam para a disseminação da cultura empreendedora na sociedade.

Na cerimônia de inauguração, a presidente da Central Estudantil de Empresas Juniores (Ceempre), Carolinne Bernadeli, (segunda foto) destacou que a central é o maior Núcleo de Empresas Juniores do País e conta atualmente com 35 empresas nos três campi da UFV. A estudante agradeceu o apoio da reitoria e do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e disse que é função do núcleo fazer a ponte entre os estudantes, a Universidade e o mercado, e que, por isso, espera que na nova sede seja possível “potencializar resultados, gerar negócios e contribuir para construção de políticas públicas na UFV”.

Para o coordenador da Cemp, professor Magnus Luiz Emmendoerfer (terceira foto), “é a realização de um sonho ter um espaço que comporte o MEJ e congregue estudantes e professores, além de ser uma forma também de legitimar o movimento que é referência para outras universidades, inclusive, do exterior”. Ainda de acordo com o professor, a sede será “um local para contatos, prospecção e desenvolvimento”.

A diretora do CenTev, Adriana Ferreira de Faria, afirmou que é uma alegria fazer parte da inauguração que “materializa o movimento de empresa juniores da Universidade da forma que ele merece”. Ela comentou que, ao todo, são cerca de 800 estudantes envolvidos e que a UFV não é apenas a maior instituição em número de empresas juniores, mas também no oferecimento de um serviço com qualidade, que conta com estudantes dedicados.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que as empresas juniores têm 21 anos de história na UFV e que diante dessa trajetória era “preciso alocar os estudantes em um ambiente físico que se tornasse uma referência”. A reitora também destacou que o novo espaço é o início para muitos outros avanços e mencionou o fato da Cemp estar localizada ao lado da sede da Associação Atlética Acadêmcia (Luve), o que permite a integração dos estudantes. Ela ainda elogiou o empreendedorismo e dinamismo das empresas juniores da UFV.

Participaram também da cerimônia de inauguração representantes das empresas juniores, o vice-reitor e presidente do Conselho de Administração do Centev, Demetrius David da Silva; e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves.

Cemp
A Central da UFV foi reconhecida em 1998 como o primeiro núcleo de empresários juniores formalmente constituído por diretoria e estatuto no Brasil. Em 2001, ela foi vinculada ao CenTev. A sede da central começou a funcionar em janeiro deste ano, mas foi necessário passar ainda por reformas para a inauguração.

A Cemp agrega a Ceempre, uma associação corporativa que conta com a participação de 40 estudantes, dentre diretores executivos, presidente de conselho e líderes das empresas juniores da Universidade. Um deles é o estudante de jornalismo Lucas Gandra, diretor-presidente da Intermídia, que aprovou o espaço inaugurado. Segundo ele, “como a Cemp tem a missão de unir e impulsionar, esse ponto de referência físico é muito importante, por ser uma forma de estimular o MEJ”.

(Sabrina Areias – Fotos: Laisse Nicacio e Daniel Sotto-Maior)