Campus Viçosa abre represas da Mata do Paraíso

19/09/2014

Para garantir o abastecimento de água no campus Viçosa e na cidade, a UFV abriu duas represas da Mata do Paraíso na manhã desta sexta-feira (19). Segundo o engenheiro ambiental da Divisão de Água e Esgoto da UFV, João Francisco de Paula Pimenta, o objetivo é recompensar os níveis das represas situadas no campus universitário, onde se dá a captação de água da Universidade e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O engenheiro comentou que, com essa ação da UFV, a expectativa é de que outras pessoas fiquem motivadas a também cederem água de suas represas. Ele ainda destacou o quanto a educação ambiental é fundamental, já que a liberação da água represada só foi possível devido à conservação da Mata do Paraíso.

A água liberada pela Universidade poderá auxiliar três dias de abastecimento na UFV e na cidade. Diante da situação crítica, João Pimenta lembrou que é essencial o auxílio de toda a população para o uso responsável da água.

À esquerda, um registro da represa do Mata do Paraíso, e à direita, nível de água em uma das lagoas da Universidade para abastecimento do campus e da cidade.

(Sabrina Areias)