Professor recebe prêmio do International Plant Nutrition Institute

18/09/2014

o professor dividiu o mérito da premiação com a equipe

O professor da UFV Victor Hugo Alvarez foi agraciado com o prêmio do International Plant Nutrition Institute (IPNI) na categoria pesquisador sênior. A premiação aconteceu durante a assembleia geral da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, realizada na noite de quarta-feira (17), em Araxá (MG) onde está acontecendo a FertBio 2014 - Reunião Anual de Fertilidade e Biologia do Solo.

O IPNI oferece, anualmente, prêmios em nível nacional e internacional com os objetivos de reconhecer e homenagear os profissionais que realizam trabalhos de excelência nas áreas de nutrição de plantas, fertilidade do solo e fertilizantes. Esta foi a primeira vez que um professor da UFV recebeu esta premiação, concedida desde 2009. O prêmio foi entregue pelo diretor do IPNI no Brasil, Luiz Ignácio Procnow.

Em seu discurso de agradecimento, o professor Victor Hugo dividiu o mérito da premiação com a equipe de pesquisadores da área de fertilidade do solo e nutrição de plantas do Departamento de Solos da UFV: “Sem falsa modéstia, nossa equipe construiu na UFV uma boa escola  baseada na química, na física e físico-química para tratarmos de entender esta maravilhosa propriedade que é a fertilidade do solo”.

O professor Victor Hugo nasceu no Equador, onde se formou em Engenharia Agronômica. Ele fez especialização em Estatística Experimental pelo Instituto Superior de Estatística da Universidade de Paris (ISSUP), mestrado em Fitotecnia pela UFV e doutorado em Ciência do Solo, no México. É professor titular do Departamento de Solos da Universidade desde 1974. Mesmo depois de aposentado, continua dando aulas e orientando estudantes de pós-graduação como professor voluntário. Tem mais de 160 trabalhos científicos publicados e é autor de vários livros e de capítulos de livros técnico-científicos. Foi orientador ou co-orientador de 113 dissertações de mestrado e 41 de doutorado. É membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, também sediada na UFV.

(Léa Medeiros)