Campus Viçosa

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação aprova propostas da UFV

18/09/2014

A UFV foi habilitada para formação de parcerias em implementações de ações de apoio ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A habilitação ocorreu no último mês por meio do edital de convocação 01/2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o país apresentaram propostas de formação de parcerias para desenvolver ações no âmbito do PNAE. As propostas deveriam seguir as linhas de colaboração em pesquisa, ensino e extensão como Unidades Acadêmicas Especializadas (UAE) ou Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane).

Entre os critérios para a aprovação, as instituições precisavam demonstrar que realizam pesquisas e atividades de formação e extensão e que dispõem de corpo técnico com experiência e de instalações necessárias para o desenvolvimento de projetos afins. A UFV conseguiu ser habilitada tanto em propostas para Cecane quanto UAE. O Cecane é uma unidade de referência e apoio constituída para desenvolver ações e projetos no âmbito do PNAE, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas de interesse prioritário do programa. Já a UAE consiste em uma estrutura específica das Ifes voltada para um projeto nas áreas de interesse prioritário do PNAE.

De acordo com a assessora especial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e professora do Departamento de Nutrição e Saúde, Silvia Eloiza Priore, a construção das propostas foi realizada de forma conjunta. Os quatro diretores dos centros de ciências da Universidade reuniram-se e indicaram um representante de cada para comporem a comissão que ficou responsável por apresentar os projetos.

Essa comissão agora discute a realização de um seminário com todos os membros da UFV que desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com o PNAE. Além da professora Silvia Priore, compõem a comissão os professores José Benício Paes Chaves (Departamento de Tecnologia de Alimentos), Maria do Carmo Couto Teixeira (Departamento de Economia) e Ricardo Henrique Silva Santos (Departamento de Fitotecnia).

 

(Sabrina Areias - Fonte: Silvia Priore)