Campus Viçosa

Mestre titulado pela UFV recebe Prêmio Brasil de Economia

10/09/2014

.

O mestre em Economia pela UFV Lucas Vitor de Carvalho Sousa conquistou o primeiro lugar na categoria Dissertação do XX Prêmio Brasil de Economia. O evento aconteceu no dia 4 de setembro, em Goiânia (GO). A dissertação – Efeitos de Políticas Climáticas sobre o bem-estar econômico no Brasil e em países no Anexo I do protocolo de Quioto – foi desenvolvida com a orientação da professora Elaine Aparecida Fernandes, do Programa de Pós-graduação em Economia.

O trabalho, defendido em fevereiro de 2014, buscou avaliar as inter-relações entre políticas climáticas, spillovers tecnológicos (transbordamentos tecnológicos), crescimento econômico e bem-estar para o Brasil e países do Anexo I do Protocolo de Quioto. Os resultados mostraram que para qualquer cenário de política climática, os custos de mitigação são irrisórios para o crescimento econômico e, sobretudo para o bem-estar, mesmo na ausência de spillovers tecnológicos. Por outro lado, a política climática global com a presença de spillovers tecnológicos mostrou-se mais adequada, uma vez que reduz consideravelmente os níveis de emissões de CO2, divide os custos de mitigação entre as regiões, afeta positivamente o desempenho econômico do Brasil e não há qualquer efeito sobre o bem-estar econômico das regiões analisadas.

O Prêmio Brasil de Economia incentiva investigações econômicas em geral e estimula economistas e estudantes da área a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira. Este ano, foram premiados os melhores em cinco categorias: livro de economia, tese, dissertação, artigo técnico ou científico e monografia.

Na fotografia, Lucas (à direita) recebe o cumprimento do presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas da Costa.

 

(Fonte: Ana Maria de Araújo)