Programa Segundo Tempo inicia atividades do semestre

10/09/2014

A abertura das atividades de um novo semestre do Programa Segundo Tempo (PST) aconteceu nesta segunda-feira (8), em cerimônia no Salão Nobre. Mais de 200 estudantes participaram do evento, que contou também com a presença de professores e monitores do Programa.

O coordenador institucional do PST, professor Próspero Paoli, ressaltou que a UFV atualmente é uma referência do Programa no Ministério do Esporte pela organização das atividades. Ele contou que esse foi um fator fundamental para que o convênio pudesse ter sua continuidade, com o auxílio da reitoria, dobrando praticamente os recursos que foram liberados em 2011. A partir dessa suplementação, as ações do programa estão garantidas até setembro de 2016. O coordenador agradeceu ainda à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e aos departamentos de Educação Física e de Nutrição pela parceria.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares recebeu uma placa de homenagem por ter contribuído para a continuidade do PST. Ela declarou que apoiar o programa é motivo de muita alegria por “proporcionar à juventude a oportunidade de estar na Universidade e praticar atividades esportivas”. A reitora ainda parabenizou os estudantes envolvidos e disse que eles são referência para outros jovens adotarem práticas saudáveis.

A doutoranda em Agroquímica Fernanda da Conceição Moraes participa do programa na modalidade vôlei desde março deste ano. Ela contou que procurou o PST para se exercitar e fugir um pouco da rotina atribulada da vida acadêmica. “Fiquei fisicamente mais disposta, bem-humorada e saí do meu círculo restrito de amizade, ao conhecer mais gente”, afirmou.

O estudante de Bioquímica Murilo Peterlini vai começar a praticar tênis neste semestre e disse que decidiu se inscrever por ter interesse em conhecer melhor as regras de uma modalidade que não é tão divulgada.

Para marcar o início das atividades, o professor do Departamento de Educação Física João Carlos Bouzas Marins realizou, durante a cerimônia, uma aula inaugural em que falou sobre a importância da prática da atividade física regular como fator de melhoria da qualidade de vida.

Sobre o PST
O Programa Segundo Tempo é realizado em parceria com o Ministério do Esporte e oferece aos estudantes de graduação e pós-graduação do campus Viçosa 17 turmas de 12 modalidades esportivas, dentre elas vôlei, badminton, atletismo, natação e basquete. No Programa, os próprios estudantes do curso de Educação Física recebem bolsas para serem monitores de outros alunos e estimularem, diariamente, a prática esportiva no campus universitário.

Ao todo, 618 estudantes participaram das atividades no último semestre e está previsto um número maior para este, com a ampliação do programa para o campus Florestal. Já estão inscritos cerca de 570 participantes e ainda há vagas disponíveis. Os interessados no campus Viçosa devem se inscrever no site do PST, já os de Florestal devem realizar suas inscrições aqui.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)