UFV é a 19ª melhor do país segundo ranking Folha; curso de Agronomia está em primeiro lugar

09/09/2014

A UFV é a 19ª melhor universidade do país e a segunda em Minas Gerais de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2014, divulgado, nesta segunda-feira (8), pelo jornal Folha de S. Paulo. O ranking também apontou o curso de Agronomia da Universidade como o melhor do país.

No âmbito nacional, a instituição ganhou uma posição em relação ao ano passado. No total, o Ranking avaliou 192 universidades brasileiras - públicas e privadas - a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ensino, a UFV saltou da 13ª posição, em 2013, para a nona. Outras categorias em que a instituição também obteve melhores classificações em relação a 2013 foram inovação, internacionalização e mercado.

A terceira edição do RUF trouxe ainda o ranking de cursos, no qual o de Agronomia da UFV foi considerado o melhor do país. Também ficaram muito bem classificados os cursos de Medicina Veterinária (5º), Engenharia Ambiental (6º), Letras (8º) e Nutrição (9º). Para este ranking foram avaliados os 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, a partir dos indicadores ensino e mercado.

Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, esse resultado demonstra a qualidade da Universidade, o empenho de seus profissionais e estudantes e “o quanto a UFV olha com zelo para as suas mais diversas áreas”.

Vale destacar que os dados que compõem os itens de avaliação do Ranking Universitário Folha são coletados em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos e do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

(Coordenadoria de Comunicação Social)