Campus Viçosa recebe primeiro congresso nacional da organização Engenheiros Sem Fronteiras

02/09/2014

Com o objetivo de compartilhar experiências, estudantes de todo o Brasil se reuniram no campus Viçosa, de 29 a 31 de agosto, para o 1º Congresso Nacional do Engenheiros Sem Fronteiras (ESF). Cerca de 100 representantes de diferentes estados, como Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, participaram de minicursos, palestras, assembleias, e expuseram os projetos desenvolvidos em cada um dos 17 núcleos do país.

Segundo o presidente da diretoria nacional, o estudante da UFV Micael Daher Jardim, o interesse em realizar o congresso já existia há algum tempo, e foi concretizado agora devido ao aumento da demanda. “Nos últimos dois anos, nós crescemos de duas para 18 cidades com núcleos do ESF”, contou. Micael ressaltou a importância dos integrantes do ESF conhecerem a realidade dos outros grupos, além de exporem os pontos positivos e negativos de cada núcleo, buscando soluções e inspirações na experiência dos parceiros.

Tales Guimarães Ferreira é estudante de Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília (UnB), onde o núcleo foi criado há apenas alguns dias, e veio buscar ideias de projetos para serem desenvolvidos na capital. Já Tiago Henrique da Silva e Maria Alvarenga, estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (Ufla), trouxeram projetos trabalhados pelo núcleo como o Marolo, que visa capacitar uma comunidade quilombola do município de Três Pontas para operar uma agroindústria que produzirá doces e pães.

Além do desenvolvimento pessoal, a interação entre pessoas de diferentes regiões também proporcionou um crescimento pessoal aos participantes, segundo o estudante de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Jonas Figueiró: “cada um acrescentou um pouco mais na sua vida”.

O 1º Congresso do Engenheiros Sem Fronteiras foi realizado pela diretoria nacional em parceria com o núcleo de Viçosa e teve o patrocínio e apoio da Funarbe, Editora UFV, Associação Comercial, dentre outros colaboradores.

(Monique Bertto, bolsista)