Aberta 2ª edição do curso Propostas Curriculares e Metodologias na Educação em Tempo Integral

01/09/2014

Cerca de 60 professores do ensino fundamental da rede pública se reuniram, neste sábado (31), no campus Viçosa, para a abertura da segunda edição do curso de aperfeiçoamento Propostas Curriculares e Metodologias na Educação em Tempo Integral. Ele é oferecido pela UFV como parte do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, sob a coordenação da professora Rita de Cássia Souza, do Departamento de Educação. O evento recebeu participantes de diversas cidades, dentre elas Araponga, Piraúba, São Miguel do Anta e Cataguases.

A abertura contou com a palestra do gerente executivo do projeto Educação em Tempo Integral em Minas Gerais, Gustavo Nominato Marques. Ele falou sobre os avanços e as perspectivas das escolas estaduais e sobre aspectos técnicos do projeto, como as diretrizes e fontes de recurso. Essa é a terceira vez que Gustavo vem a Viçosa para participar dos encontros presenciais do curso. Segundo ele, a UFV é “pioneira em Minas Gerais na qualificação e aperfeiçoamento dos professores do ensino básico de escolas em tempo integral”. O projeto abrange, no estado, 110 mil alunos em 1.700 escolas.

Uma dessas escolas é a Dr. Juarez de Souza Carmo, do distrito de Paraguai, em Cajuri, onde Auxiliadora da Silva Trindade é professora. Para ela, o curso é uma oportunidade de “enriquecer a prática de ensino dentro da sala de aula”. A coordenadora de Educação Integral do município de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, Nívea Ribeiro da Silva, contou que está participando para adquirir experiências profissionais e pessoais e levar o conhecimento para sua cidade, onde 60% das escolas já estão incluídas no projeto.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, é fundamental a universidade atuar em projetos como o Mais Educação. Ela ressaltou o papel dos órgãos de Educação de investir na atualização das práticas de ensino e trazer novas tecnologias para a sala de aula, cenário que vem sendo construído na UFV.

Durante o evento, os participantes também assistiram a uma apresentação musical do grupo Perifonia, projeto que utiliza a música como agente transformador na vida de jovens das periferias de Viçosa. Além da cerimônia de abertura, os cursistas participaram de oficinas de Educomunicação, com a professora do Departamento de Comunicação Social Kátia Fraga, e de uma palestra sobre a utilização do ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet, com o supervisor do curso Giovani Batista Ribas.

Também participaram da abertura o vice-reitor Demetrius David da Silva; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves; a diretora de Programas Especiais da Pró-reitoria de Ensino, Leci Soares de Moura e Dias; a chefe do Departamento de Economia Doméstica, Rita de Cássia Pereira Farias; Demóstenes Fernandes, representando a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, e Claudete Aparecida Alves, que representou a Superintendência de Ensino de Ponte Nova.

Vale lembrar que esta edição do curso acontecerá de 30 de agosto a 28 de março de 2015 e somará uma carga horária de 180 horas. Serão realizadas atividades a distância e encontros presenciais divididos em quatro módulos: Educomunicação, Educação Ambiental, Educação Econômica e Organização Curricular.

(Monique Bertto, bolsista)