Reinaugurado auditório do Departamento da Economia Doméstica

27/08/2014

O auditório do Departamento da Economia Doméstica (DED) está funcionando novamente, com estrutura reformada e acessibilidade para deficientes físicos. A reinauguração do espaço, que também é um teatro, aconteceu nesta terça-feira (26), e foi marcada pela apresentação da peça “Uma questão de sorte...”. O evento fez parte das comemorações dos 88 anos da UFV.

O auditório teve suas áreas de entrada e de circulação, a rede elétrica e o telhado reparados e ganhou mobílias mais confortáveis e equipamentos novos de dados e de voz. O espaço também foi ampliado com um anexo de cerca de 250 metros quadrados, que, de acordo com a pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli, corresponde ao objetivo principal da reforma: proporcionar o acesso de deficientes físicos.

A reforma do auditório reflete o desejo da Universidade de ser cada vez mais inclusiva e, de acordo com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, de proporcionar qualidade de vida para todos os seus estudantes. Como parte desse processo, ela lembrou outras duas grandes iniciativas recentes: a inauguração da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas e a adoção do Programa Primeiro Ano.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, destacou que a reforma permitiu a entrada direta ao auditório, sem que o público tenha que passar pelo Departamento. Segundo ele, a Universidade ainda concluirá a obra – instalando equipamentos de iluminação e de sonorização novos e as coxias do palco, por exemplo –, mas a iniciativa já representa uma grande conquista para os grupos de teatro da UFV. “A equipe da Cia. Universitária de Encenação já está usando o espaço para ensaios”, contou.

Para a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Maria das Graças Floresta, a reinauguração do espaço significa novas oportunidades de trabalho no campo da pesquisa, do ensino e da extensão, em um momento de crescimento visível do Departamento de Economia Doméstica, com a consolidação do Mestrado e a criação do Doutorado. Além disso, será um espaço compartilhado com outros projetos da UFV, o que permitirá a interação de diferentes áreas e segmentos. "Por tudo isso, o CCH se orgulha muito deste dia", afirmou.

Durante a cerimônia de reinauguração, a chefe do DED, Rita de Cássia Pereira Farias, lembrou que o auditório foi inaugurado em 1960 e muito utilizado para eventos culturais. Hoje, ele também recebe eventos acadêmicos e será útil para as atividades do doutorado em Economia Doméstica, que teve sua aula inaugural no dia 20 de agosto. De acordo com a professora, “tudo está muito bonito” e a expectativa é de que o espaço seja muito utilizado por toda a Universidade.

Também participaram da cerimônia de reinauguração o vice-reitor Demetrius David da Silva, pró-reitores, diretores de centros de ciências, professores, técnicos administrativos e estudantes.

Primeiro evento
Após a reinauguração, o público assistiu à peça teatral “Uma questão de sorte...”, do Grupo Grite Cia. de Teatro. Vencedora do Salão Universitário de Expressão e Criatividade de 2014, ela foi criada coletivamente e aborda, de forma descontraída, as formas da sorte se manifestar.

O grupo Grite Cia. de Teatro foi formado dentro do Projeto Teatro Universitário da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) e da Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (Facev).

(Izabel Morais)

O Grupo Grite Cia. de Teatro foi o primeiro a se apresentar no espaço