Professor é premiado em Congresso Internacional de Micologia

26/08/2014

O professor Olinto Liparini Pereira, do Departamento de Fitopatologia da UFV, foi homenageado durante o 10th International Mycological Congress (IMC 10), realizado de 3 a 8 agosto, em Bangkok (Tailândia). O evento, que ocorre a cada quatro anos e é considerado o principal na área da micologia (ciência que estuda fungos), premiou jovens que se destacaram, em cada região dos continentes, pela qualidade e volume de produção científica e pelas contribuições para o ensino, dentre outros aspectos considerados pela comissão avaliadora.

O selecionado para a América Latina, no período 2010-2014, foi o professor Olinto, que tem em seu currículo mais de cem artigos publicados, capítulos de livros e a orientação e co-orientação de cerca de 60 alunos de mestrado e doutorado, desde que ingressou na UFV, em 2006, com os quais já descreveu dezenas de espécies novas de fungos. Para ele, a premiação é ”fruto do ambiente produtivo e entusiástico de uma grande equipe que trabalha com micologia básica e aplicada na UFV”.

Vale destacar que na edição anterior do Congresso, também foi o escolhido um jovem micologista brasileiro: Luiz Fernando Pascholati Gusmão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA). O 10th International Mycological Congress contou com a participação de seis representantes da UFV, que apresentaram trabalhos e palestras.

(Fonte: Robert Barreto)