Campus Viçosa

Curso de Nutrição discute reformulação da matriz curricular

21/08/2014

Dentro da proposta da Pró-reitoria de Ensino de incentivar a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos, foi realizada, nesta segunda (18) e terça-feira (19), a “II Oficina de Desenvolvimento Docente e Técnico do Curso de Nutrição sobre (Re)forma Curricular”. O evento, que aconteceu no Centro de Ensino de Extensão (CEE), teve como objetivo principal discutir sobre os preceitos que devem embasar os novos currículos universitários para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos da área da saúde.

Durante dois dias, os professores e técnicos de nível superior do curso de Nutrição debateram sobre as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) importantes para a formação do nutricionista, em busca da construção coletiva de um novo projeto pedagógico. De acordo com a coordenadora do Programa de Inovação em Docência Universitária (Produs) da Pró-reitoria de Ensino da UFV, professora Rosângela Minardi Mitre Cotta, as últimas DCN do curso de Nutrição, divulgadas em 2002, destacam a importância de se formar um profissional generalista para atuar na política de saúde brasileira – o SUS. Elas também incentivam a inserção dos estudantes nos diferentes cenários de práticas desde o início do curso, integrando ensino, pesquisa e extensão universitária e atuando de forma interdisciplinar, incluindo novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação.

As professoras Maria Inês Senna e Raquel Ferreira, coordenadoras do curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, estiveram na oficina, na terça-feira (19), apresentando a experiência da reforma curricular da UFMG, que se encontra em implementação. A professora Maria Inês elogiou a mobilização dos docentes da UFV, ressaltando ser um privilégio participar deste momento importante de discussão sobre a mudança do projeto pedagógico do curso de Nutrição.

Para a professora Juliana Farias de Novaes, as discussões sobre a nova proposta curricular são importantes para uma construção coletiva do novo currículo, revendo pontos essenciais sobre o perfil profissional docente relacionando “motivação, competências e entusiasmo no processo de ensino-aprendizagem”. A mudança nos projetos pedagógicos, segundo ela, permitirá ainda atender melhor às expectativas dos estudantes do curso e torná-los mais participativos e preparados.

A oficina deu continuidade às discussões que tiveram início em maio, com a realização de um seminário coordenado pelo professor da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) Paulo Marcondes, especialista em Desenvolvimento Docente e Inovação Universitária. O processo de capitação dos professores e técnicos e de reformulação do currículo de Nutrição demandará novas oficinas, que estão previstas ao longo deste ano.

O processo de mudança e as atividades são coordenadas pela Comissão de Apoio ao Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nutrição da UFV, campus Viçosa, composta pelas professoras Glauce Dias da Costa, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Ana Iris Coelho, Luiza Carla Castro e Sônia Machado Rocha Ribeiro e pela técnica Tatiane Serafim.

 

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)

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