Equipe do Departamento de Nutrição participa de atividades em Moçambique

18/08/2014

Agosto está sendo um mês especial para o Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da UFV. Um grupo formado por uma professora e estudantes vinculados ao DNS está em Nampula (Moçambique) para participar de reuniões e estudos juntamente com profissionais da Faculdade de Saúde da Universidade Lúrio (UniLúrio). O objetivo principal da visita da professora Silvia Eloíza Priore, da doutoranda Naiara Sperandio e das graduandas Silvia Oliveira Lopes e Bruna Soares Faria é obter as informações necessárias para a estruturação do projeto Implementação de Estratégias de Avaliação da Segurança Alimentar e Nutricional em Moçambique, apresentado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN) à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O projeto foi aprovado, em fevereiro deste ano, no âmbito do Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional (Pró-Mobilidade Internacional). Ele conta com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFV e com a parceria da UniLúrio para estruturar, fortalecer e internacionalizar os programas de graduação, de pesquisa e de pós-graduação das universidades integrantes da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). O projeto contribuirá, entre outros, com o intercâmbio acadêmico e com a inclusão tecnológica e científica dos países que têm o português como língua oficial.

A visita do grupo da UFV faz parte da primeira etapa do projeto e também permitirá que as estudantes Naiara, Silvia e Bruna – que ficarão em Nampula até dezembro – coletem dados nas comunidades assistidas pela UniLúrio e complementem seus trabalhos acadêmicos. Vale destacar que as graduandas já estão participando da disciplina Saúde da Comunidade III, de caráter multiprofissional, na qual estão envolvidos professores e estudantes de todos os cursos de saúde da instituição local.

Próxima etapa
A partir de agora, o projeto também proporcionará mobilidades acadêmicas da UniLúrio para a UFV. Em outubro, a Universidade receberá a professora Amélia Mandane e, em março de 2015, outros quatro docentes. O primeiro ano de atividades será finalizado com uma missão de trabalho da coordenadora da iniciativa, a professora do DNS e coordenadora do PPGCN, Josefina Bressan, às instalações da UniLúrio com o objetivo de avaliar os resultados alcançados e elaborar propostas para o segundo ano.

Na fotografia, um registro de uma das reuniões da primeira etapa do projeto. Da dir. para a esq., a coordenadora do curso de Nutrição da UniLúrio, Sofia Costa; a doutoranda Naiara Sperandio; a graduanda Bruna Soares Faria; a professora da UniLúrio Amélia Mandane; a coordenadora do Programa Danida (que tem como objetivo aumentar o número de profissionais e melhorar a qualidade de formação do curso de Nutrição da UniLúrio) da UniLúrio, Carla Ganhão; o professor da UniLúrio Artur dos Santos; a graduanda Silvia Oliveira Lopes e a professora Silvia Eloíza Priore.

(Fonte: Josefina Bressan)