Pesquisador holandês visita Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural

14/08/2014

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural recebeu a visita de Jaap Keijer, professor e chefe do setor de Fisiologia Humana e Animal, do Centro Ciências Animais da Universidade de Wageningen, Holanda. Ele esteve no Laboratório de Biologia Estrutural, do Departamento de Biologia Geral, no último dia 4, e proferiu a palestra Physiological and Molecular Effects of the Polyphenol Quercetin, na qual abordou os efeitos fisiológicos e moleculares da quercetina em roedores de laboratório, particularmente sobre metabolismo de lipídios.

Keijer foi recebido pelo coordenador da Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural, José Eduardo Serrão, e pelos professores Sérgio Luis Pinto da Matta e Juliana Silva Rocha, integrantes de um projeto conjunto com o professor da universidade holandesa, pelo Programa Capes-Nuffic. No projeto, eles estudam os efeitos de duas plantas nativas do cerrado brasileiro sobre a espermatogênese, processo de formação de espermatozoides, em camundongos.

O programa Capes-Nuffic faz parte de um acordo assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Brasil, e o Nuffic, da Holanda, e se caracteriza pelo apoio à formação de recursos humanos de alto nível, com foco na área de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes. O programa busca apoiar projetos conjuntos de pesquisa, de até quatro anos, para promoção de intercâmbio de docentes e pesquisadores e estudantes.

Na fotografia, da esquerda para a direita, os professores Juliana Rocha, Jaap Keijer e Sérgio da Matta.

(Fonte: Juliana Rocha)