Estudante da UFV está entre os melhores da Universidade de Coimbra

11/08/2014

O graduando do curso de Química da UFV Bryan Nickson foi um dos agraciados com o prêmio 3% dos Melhores Estudantes, concedido pela Universidade de Coimbra (UC), Portugal. O prêmio é entregue anualmente aos três por cento dos alunos que se destacam em cada curso nas modalidades “primeiro ano”, “demais anos” e “mestrado”. Bryan (foto) foi escolhido durante sua participação no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), por meio do qual estudou dois anos em Portugal, de onde retornou em julho.

Segundo o estudante, não foi preciso se inscrever. Ele conta que nem sabia sobre a premiação antes de seus amigos informarem que o seu nome estava na lista provisória, concorrendo na segunda modalidade, que considera, dentre outros aspectos, a média de notas e a quantidade de créditos realizados. Quando saiu o resultado definitivo, Bryan disse que ficou “muito surpreso e feliz por fazer parte da lista dos 3%”.

O prêmio não foi o único que o estudante da UFV recebeu quando estava na UC. Ele já havia sido escolhido como o Foca do ano, reconhecimento dado aos alunos que mais se destacaram no Departamento de Química da instituição. O prêmio é entregue em uma festa anual para fins de caridade.

Brayan, que está no 8° período, acredita que esse reconhecimento possa favorecer novas oportunidades no Brasil: “Espero que esses prêmios, juntamente com meu esforço, possam abrir portas para que eu consiga alguma bolsa de estudos”.

Programa de Licenciaturas Internacionais
O PLI, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), busca elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores. Os estudantes passam parte de sua graduação estudando em outra instituição e, ao final, recebem dupla certificação.

(Monique Bertto, bolsista)