Campus Viçosa

Clínica Tecnológica bate recorde de consultorias e atende mais de 700 produtores rurais

01/08/2014

.

Não é sempre que os produtores rurais conseguem sanar suas dúvidas durante os cursos da Semana do Fazendeiro, por isso, o evento reserva um espaço dedicado a consultorias: a Clínica Tecnológica. Entre 28 e 31 de julho, foi oferecido o número recorde de 60 consultorias para 720 participantes, com temas sugeridos por eles mesmos no ano anterior.

Além desse aumento – em 2013, foram 42 atendimentos –, a coordenadora da UFV-Tec, Daniela Santana Araújo, disse que aconteceu uma mudança nos horário das consultorias. “O horário das 16h às 18h entrava em conflito com os dos cursos, prejudicando a participação na Clínica. Então, transferimos as clínicas para às 20h, até às 22h, e tivemos um resultado muito positivo”, explicou.

Ela também contou que as consultorias mais procuradas em 2013 foram repetidas mais vezes. Um exemplo foi a sobre formação e manejo de pastagem, que teve três turmas lotadas e ainda originou listas de esperas. De acordo com Daniela, esse sucesso da 15ª edição da Clínica, que é promovido pela UFV-Tec em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae), foi possível por meio de um planejamento antecipado.

O produtor de Governador Valadares (MG), José Pereira Sobrinho, não conseguiu se inscrever nos cursos da área de piscicultura, mas aproveitou a consultoria sobre criação e nutrição de peixes. “Vim para Viçosa pela primeira vez com o objetivo de salvar a minha criação, que não ia bem. Ela melhorou, mas não o suficiente. Agora, pela segunda vez, quero ver se consigo uma saída e torna-la profissional”, contou.

A responsável pela consultoria sobre peixes foi a professora do Departamento de Biologia Animal Ana Lúcia Salaro. Ela participou de todas as edições da Clínica Tecnológica e disse que já recebeu muitos retornos positivos: “vários produtores rurais voltam. Desta vez, um disse que ficou de recuperação e, por isso, iria participar da minha consultoria outra vez”. A professora Ana Lúcia ainda destacou: “é uma troca fantástica de conhecimento”.

Já Weter Valentim de Moraes, professor colaborador do Departamento de Engenharia Florestal, participou como consultor sobre Turismo Rural. Segundo ele, além de conhecer as motivações dos participantes, a ideia da consultoria foi caracterizar a atividade de turismo no meio rural – cultural, religioso, ecoturismo, etc. – e entender como cada um poderia se inserir nela. “Na nossa região, não existe um curso técnico na área. Que bom que existe a Clínica”, destacou.

Quem aproveitou esses ensinamentos foi Cirlei da Silva, de Boa Esperança (ES). Ela tem uma propriedade que já serve como espaço para eventos, mas quer ampliar sua utilidade. “Temos uma represa imensa para o pessoal tomar banho, passear de barco e pescar. Então, vim buscar mais conhecimento e experiência”.

Nas fotografias abaixo, registros do evento.

 

(Izabel Morais – Fotos: Daniel Sotto Maior)