Campus Viçosa

Reativação de agroindústria de doces em município mineiro tem apoio da UFV

29/07/2014

A recuperação de uma agroindústria de doces, cujas atividades estão paralisadas desde 2009, foi pauta de uma reunião, na Casa dos Prefeitos, entre dirigentes municipais de Silveirânia (MG) e professores do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da UFV. No encontro, que aconteceu no dia 23 de julho, o prefeito daquela cidade, Sebastião Renato de Oliveira, destacou a necessidade de se reativar a agroindústria para estimular a economia local a partir da agricultura familiar. Para que isso aconteça dentro dos moldes comerciais, os professores Ronaldo Perez e Érica Nacif Rufino enumeraram uma série de ações de ordem técnica, jurídica e administrativa.

Silveirânia está localizada em uma bacia leiteira da Zona da Mata, e produz cerca de 15 mil litros de leite por dia. Além disso, é produtora de frutas como goiaba e banana, que poderão ser utilizadas na agroindústria. A organização da cadeia produtiva e dos agricultores familiares em uma cooperativa de produção será outro dos objetivos a serem alcançados pela ação da UFV.

Na foto, um registro dos participantes da reunião, que contou também com a presença da professora Ângela Maria Gomes Cardoso. Da esq. para dir., o coordenador geral da Casa dos Prefeitos, Giovanni Scarascia; o gerente da Emater de Silveirânia, Eurides Cominetti; o professor Ronaldo Perez; o prefeito de Silveirânia, Sebastião Renato de Oliveira, e a professora Érica Nacif Rufino. 

 (Fonte: Casa dos Prefeitos)

 

.