Universidade reforça sua característica inclusiva na segunda edição da Semana da Mulher Rural

28/07/2014

O primeiro grupo de mulheres rurais, que têm uma programação especial dentro da 85ª Semana do Fazendeiro, chegou ao campus Viçosa da UFV na manhã desta segunda-feira (28). Elas vieram participar de um conjunto de palestras que compõe a 2ª Semana da Mulher Rural. A instituição receberá 1.230 participantes de cidades da Zona da Mata de Minas Gerais até quarta-feira (30).

A diversidade entre elas – em relação à beleza, aos trabalhos que realizam, às vidas que levam – foi valorizada durante a cerimônia de abertura, que aconteceu pela manhã, no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino. O coordenador da 2ª Semana da Mulher Rural, o diretor de Extensão Ney Sussumu Sakiyama, disse que o objetivo da Pró-reitoria de Extensão e Cultura foi transformar a Semana do Fazendeiro em um evento inclusivo e rico para as participantes. “É fantástico chamar a atenção para a questão do gênero, um tema novo na nossa sociedade. É um momento de reflexão para todos nós”.

O que motivou a artesã de Guaraciaba (MG) Maria Lúcia Parreira a participar das duas primeiras edições da Semana da Mulher Rural foi uma experiência de anos atrás. Ela visitou a Semana do Fazendeiro e observou muitas características e detalhes que poderiam incluir nos seus artesanatos. “Cada vez que eu venho, aprendo mais. E, hoje, eu trouxe colegas. Tendo oportunidade, estarei aqui”, disse.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares afirmou que a UFV sempre entendeu a importância de estar perto da comunidade por meio de eventos como a Semana do Fazendeiro e da Mulher Rural e lembrou o valor de a comunidade também se inserir nas atividades da instituição. Ela se lembrou da sua mãe, que não pôde concluir o ensino fundamental, mas buscou oportunidades de educação para os filhos. “Seria um prazer para a nossa Universidade receber vocês como estudantes. Se isso não for possível, invistam no futuro dos seus filhos, para que eles prossigam com seus estudos e se formem”, disse.

A professora Nilda também falou sobre ser a primeira reitora da Universidade, onde diversos setores importantes também são dirigidos por mulheres. “Nós todas temos grandes papeis na sociedade e, algumas vezes, eles ficam escondidos. Vocês, por exemplo, têm o papel de administrar propriedades e possibilitar transformações de produtos. A partir do leite, produzem iogurte, queijo e doce e agregam valor às produções diárias”.

A 2ª Semana da Mulher Rural é promovida pela UFV com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), que foi representada na cerimônia de abertura pela sua gerente regional, Raphaela Pinheiro de Souza, e coordenadora de Bem-estar Social, Margareth do Carmo Cruz Guimarães.

Nesta segunda-feira (28), as mulheres rurais escutaram a coordenadora de Bem-estar Social da Emater em Juiz de Fora (MG), Glória Camargo (foto abaixo). Nesta terça-feira (29), elas receberão a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Marisa Barletto, e, na quarta-feira (30), a convidada será a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira.

(Coordenadoria de Comunicação Social)