UFV aprova Modelo de Cessão Real de Uso do tecnoPARQ para empresas

28/07/2014

Pela primeira vez, empresários de empreendimentos de base tecnológica de todo o Brasil terão acesso aos critérios e regras para instalação de suas empresas em lotes do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), uma das unidades do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev). A aprovação do Modelo de Cessão Real de Uso do tecnoPARQ aconteceu na reunião do Conselho Universitário (Consu), realizada no dia 24 de julho.

Com a resolução, as empresas conhecerão a regulamentação para se instalar, utilizando uma área da UFV. Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a decisão do Consu é um passo importante e um “marco histórico não só para a Universidade, mas principalmente para o desenvolvimento de Viçosa e região, já que com a instalação de empresas no Parque amplia-se a geração de emprego e renda”. A reitora destacou ainda que agora as empresas terão todas as informações necessárias para a utilização da área externa do tecnoPARQ, suprindo assim qualquer barreira que poderia existir para o aproveitamento do Parque Tecnológico.

O presidente do Conselho de Administração do CenTev e vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva, apontou que a resolução é um divisor de águas para o CenTev ao permitir que qualquer empresa de base tecnológica, que tenha interface com as áreas de pesquisa da UFV, possa se instalar e agregar valor para o seu negócio e, consequentemente, para toda a região.

O tempo de cessão do espaço para utilizar as instalações do tecnoPARQ sera calculado em função do investimento a ser realizado pela empresa e da área escolhida. No total, a área a ser disponibilizada pelo tecnoPARQ é de 40 hectares, com lotes que variam de mil e quinhentos a três mil metros quadrados.

A diretora executiva do CenTev, professora Adriana Ferreira de Faria, declarou que a iniciativa tornará o Parque Tecnológico de Viçosa um ambiente mais atrativo e competitivo para as empresas, ao regular de forma clara a relação entre o setor público e privado. “Até onde temos conhecimento, essa resolução é única em nosso país e, mais uma vez, demonstra que a UFV é uma universidade empreendedora e que, de fato, contribui para o desenvolvimento de seu entorno”, afirmou.

Para o vereador Geraldo Luís Andrade, que participou da reunião do Consu, a relação entre a UFV e a cidade de Viçosa ficará mais fortalecida, e será solucionado um dos problemas do município, que é a falta de indústrias. “O tecnoPARQ vai trazer um viés industrial em larga escala para a cidade e a tendência é que cheguem aqui empresas limpas que não poluirão nem dificultarão a vivência no município, pelo contrário, irão trazer proposições para Viçosa e atender demandas mundiais”, destacou.

tecnoPARQ

O tecnoPARQ foi o primeiro parque tecnológico de Minas Gerais a entrar em operação. Com início em 2011, o seu funcionamento é viabilizado pela UFV em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes). Sua área total é de 214 hectares, sendo 174 hectares de preservação ambiental e 40 hectares destinados à urbanização e ocupação por empresas de base tecnológica e Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Atualmente, o tecnoPARQ possui 10 empresas residentes, e os dois empreendimento a ocuparem as aéreas de lote do Modelo de Cessão Real de Uso deverão realizar investimentos da ordem de R$ 20 milhões.

O tecnoPARQ tem por objetivos a atração e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica para Viçosa e região. O argumento principal de atração desses empreendimentos é a possibilidade ampliada de parceria com a UFV, contribuindo para a produção de novos produtos e processos inovadores.

Mais informações sobre o que o Parque Tecnológico oferece para suas empresas residentes podem ser obtidas aqui.

(Sabrina Areias)