Inscrições revelam tradição e renovação na 85ª Semana do Fazendeiro

27/07/2014

Produtores rurais e estudantes de todas idades aproveitaram a manhã deste domingo (27) para se inscrever nos cursos da 85ª Semana do Fazendeiro. O credenciamento para aqueles que não têm vínculo rural ou que ainda não haviam registrado a inscrição pelos Correios e pela Internet aconteceu na secretaria do evento, no Centro de Vivência da UFV, e reuniu veteranos e novatos em um dos maiores eventos extensionistas do país.

Com malas na mão, Marly de Almeida Rodrigues veio da zona rural de Catatinga (MG). Aos 73 anos, ela participa há 45 da Semana do Fazendeiro. Animada, disse que, desde a primeira vez que veio, não perde mais porque “o evento oferece a oportunidade de fazer cursos, se divertir, rever amigos e conquistar novas amizades”. Marly afirma que já perdeu a conta de quantos cursos fez durante tantos anos, que é difícil escolher o melhor e que aprendeu muito, principalmente, com os de produção de doces e geleias. Nesta edição, ela se inscreveu em três, dentre eles no de Fundamentos e Práticas de Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças, que a auxiliará em suas atividades diárias.

Outro que não perde a Semana do Fazendeiro é Cleber Oliveira, de Ipatinga (MG). Com 80 anos, é a 33ª vez que vem ao evento. Além de participar de cursos, há oito anos, ele também é expositor de artesanato em um dos 250 estandes da Semana. Para ocupar as suas manhãs, se inscreveu em cinco cursos, um deles é o de Madeira Nobres por apresentar relação com o seu trabalho.

É no credenciamento que se revela a renovação da Semana do Fazendeiro, e como o evento atrai gente de todos os lugares. Gustavo dos Santos veio de Vitória da Conquista (BA) pela terceira vez. Acompanhado por um grupo de 14 pessoas, o estudante de Agronomia justifica a participação como “a oportunidade de realizar cursos importantes para a sua formação acadêmica”. Com esse objetivo, Gustavo se inscreveu no curso Barragem de Terra de Pequeno Porte que, segundo ele, complementará o conhecimento adquirido em sua graduação.

Se há muitos veteranos no tradicional evento extensionista, também há aqueles que participam pela primeira vez. Esse é o caso de Isamara Marques Gabriel Ceier, que está no ensino médio do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier), de Vila Pavão (ES), e veio com um grupo de cerca de 30 pessoas. Isamara disse que se interessou pela Semana do Fazendeiro por “serem oferecidos muitos cursos bons voltados para a área rural e por ter ouvido falar muito bem da UFV”. Ela está em busca de aprendizado e se inscreveu em nove cursos. Um deles foi o de Principais Cuidados e Passos para Implantação da Inseminação Artificial em Suínos. A estudante explica que o intuito é apresentar posteriormente o que aprendeu aqui para os seus professores e outros interessados no Ceier de Vila Pavão.

De acordo com o coordenador da Secretaria da Semana do Fazendeiro, Carlos Pacheco dos Santos, a estimativa é de que o evento registre cerca de 1.300 inscritos apenas nos cursos, e com os participantes da Troca de Saberes, da 5ª Semana da Juventude Rural e da 2ª Semana da Mulher Rural a previsão é de que haja 3.500 inscritos.

A partir desta segunda-feira (28), está prevista a realização de 243 cursos, três workshops, três dias de campo, circuitos do Leite e do Café, 60 Clínicas Tecnológicas e das semanas da Juventude e da Mulher Rural, que estão nas suas 6ª e 2ª edições, respectivamente. Todas as atividades acontecerão nas instalações do campus Viçosa: auditórios, salas de aulas, laboratórios, hortas, estábulos, piscicultura e outras áreas experimentais e de produção. Além dessas atividades, em todas as noites haverá atrações musicais.

(Sabrina Areias)