Mais uma vez comunidades se reúnem para Troca de Saberes

26/07/2014

Dentro da programação da 85ª Semana do Fazendeiro, o sábado (26) marcou o início das atividades da Troca de Saberes. Sob uma grande tenda montada em frente ao Edifício Arthur Bernardes, cerca de 500 pessoas se reuniram para socializar e discutir conhecimentos científicos e populares referentes à temática Sementes, Saúdes e Juventudes. A maioria delas veio de comunidades rurais.

A ideia que direcionará a sexta edição do evento, até a segunda-feira (28), se refere a “uma semente saudável, cuidada por uma pessoa saudável, que produz um alimento saudável”. Assim explicou uma das organizadoras do evento, a professora do Departamento de Solos Irene Maria Cardoso. E não foi por acaso que uma das atividades da manhã do primeiro dia da Troca de Saberes foi a Feira de Sementes, na qual os agricultores familiares agroecológicos disponibilizaram e obtiveram sementes dos alimentos que produzem.

Essa troca, para o produtor rural Romualdo José de Macedo, de Araponga (MG), representa oportunidades de divulgar o que se produz e de fazer com que as sementes sejam propagadas. “É também uma forma de mostrar para a sociedade que é possível produzir sem agrotóxicos. Eu tenho o prazer de dizer que a minha propriedade é 100% agroecológica e orgânica”, ressaltou. Romualdo participou de todas as edições da Troca de Saberes e, neste ano, trocou sementes de abacate, abóbora, milho branco, milho pipoca e mudas de batata Yacon, que, segundo ele, ajuda no controle do diabetes.

Pela primeira vez, o evento conta com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV. Felipe Pomuchenq é um deles. Professor em uma escola técnica de agropecuária em Jaguaré (ES), ele está em busca de novos conhecimentos: “Espero sair daqui renovado e, a partir desses conhecimentos, que um vai passando para o outro, mudar a minha conduta, a minha prática do dia-a-dia na escola e na comunidade”.

Nesse contexto, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, reforçou que a Troca de Saberes é mais do que um espaço onde a Universidade transmite os conhecimentos que produz; é um espaço dedicado à transmissão dos conhecimentos populares, das informações resultantes das observações realizadas durante os trabalhos no campo. “A verdadeira ciência se faz nesta mão dupla: da universidade para a sociedade e vice-versa”. Ele também disse que a instituição está aberta para discussões agroecológicas e que considera a possibilidade de promover, futuramente, um evento exclusivo sobre o assunto.

A Troca de Saberes também vai celebrar o Ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição desse tipo de agricultura para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo. O evento está recebendo a documentarista Simone de Hek, vinculada à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Ela está produzindo filmagens que serão apresentadas para governantes de todo o mundo durante uma importante conferência sobre agroecologia, que a FAO realizará em setembro, na Itália. No evento, Simone está sendo acompanhada pela professora Irene, que também participará da conferência, como palestrante.

Vale lembrar que, até segunda-feira (28), a Troca de Saberes oferecerá 42 instalações pedagógicas, que trabalharão com assuntos específicos, como biologia do solo e cuidado com a água; grupos de discussão relacionados à temática; Plenárias dos Movimentos, para que as equipes de movimentos sociais conversem sobre suas organizações; uma avaliação geral do evento e apresentações culturais. Durante a sua realização, também estará funcionando uma feira com produtos orgânicos da Rede de Prosumidores Agroecológicos Raízes da Mata e, ao lado da tenda, espaços construídos com bambu, que atenderão discussões de assuntos e públicos diferentes. Nas fotos, registros da abertura da 6ª Troca de Saberes.

(Izabel Morais – fotos: Daniel Sotto Maior)