Campus Florestal forma mais uma turma do Pronatec

25/07/2014

O campus UFV-Florestal realizou mais uma formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento aconteceu na tarde de quarta-feira (23), durante a 45ª Semana do Produtor Rural, e reuniu cerca de 350 estudantes de Florestal e de outras cinco cidades da região - Mateus Leme, Igarapé, Juatuba, Pará de Minas e São Tiago - que participaram de 20 cursos. Os que tiveram maior número de formandos foram os de Libras Básico e Intermediário, Panificação, Auxiliar de Recursos Humanos e Assistente de Produção Cultural.

Rosângela Gomes de Brito concluiu o curso de Panificação e disse que se interessou pela área por gostar de culinária e ter vontade de se aperfeiçoar. “O curso foi ótimo! Não esperava que fosse tão bom. Aumentou o meu conhecimento e aprendi muito nas aulas práticas”, afirmou. Animada com a conquista, ela aproveitou para agradecer o incentivo da Diretoria de Extensão e Cultura do campus Florestal.

Quem ficou orgulhoso com a formatura de Rosângela foi seu irmão, Guilherme Henrique Gomes de Brito. Os dois vieram de Jaíba (norte de Minas Gerais) para Florestal com o objetivo de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Pronatec. Guilherme concluiu o curso de Apicultura e agora está matriculado, na mesma turma que Rosângela, no curso Técnico em Agropecuária. O aprendizado tem gerado frutos. Atualmente, os dois irmãos são monitores do curso Floricultura e Paisagem, e Guilherme já tem percebido outras chances de crescimento profissional. “Com o conhecimento obtido, temos várias possibilidades. Em Jaíba, por exemplo, meus amigos têm demonstrado interesse no que eu aprendi e já estou pensando em futuramente desenvolver um apiário”, contou.

O oferecimento de cursos pelo Pronatec teve início na UFV, em 2012, no campus Florestal. A iniciativa deu tão certo que os cursos passaram a ser realizados também nos campi Viçosa e Rio Paranaíba, ampliando o atendimento para cidades da região. Segundo o diretor de Extensão e Cultura do campus UFV- Florestal, Fernando Bastos, coordenador geral do Pronatec na Universidade, para o próximo semestre estão previstas cerca de 3 mil vagas, em mais de 50 cursos, que serão oferecidas nos três campi da UFV. As aulas terão início no dia 11 de agosto e as informações sobre as inscrições podem ser obtidas aqui.

(Sabrina Areias)