Estudantes são selecionados em programas internacionais

21/07/2014

Dois estudantes da UFV, Aline Oliveira Barbosa, do 5º período do curso de Direito, e Lucas Souza Silva, do 7º período do curso de Ciências Econômicas, foram selecionados, neste mês, em disputados programas internacionais na Espanha e Canadá.

Aline participará da 5ª edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública da América Latina, da Fundação Marcelino Botín. O processo de seleção contou com mil candidaturas de 400 universidades ibero-americanos. Na primeira fase, três estudantes da UFV foram indicadas pela reitora para participar do Programa, a partir da seleção feita pela comissão da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI), com base na excelência acadêmica dos graduandos. Na fase seguinte, a própria Fundação Botín selecionou 40 estudantes, dentre os mil. Desses, oito são brasileiros e a estudante da UFV está entre os dois mineiros escolhidos.

Os selecionados começarão as atividades no dia 6 de outubro no campus de Brown University, nos Estados Unidos, e, posteriormente, irão para Madri (Espanha). Durante oito semanas, eles participarão de cursos de formação em áreas como Fundamentação Política, Jurídica e Histórica; Serviço Público; Sociedade; Economia e Fortalecimento Institucional. Ao final, os estudantes deverão desenvolver um projeto em grupo dentre os temas discutidos.

Já Lucas foi selecionado pela University of Guelph, do Canadá, dentro do Programa Futuros Líderes nas Américas (Elap), que contempla bolsas de quatro e seis meses para graduandos, mestrandos ou doutorandos que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. Ele começará as atividades em janeiro de 2015.

O objetivo do Elap é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses. Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são aqueles relacionados a disciplinas que promovam prosperidade, segurança e o desenvolvimento econômico.

A seleção que Lucas participou foi feita primeiramente pela DRI entre os estudantes da UFV a partir de edital específico, seguindo também o critério de excelência acadêmica. Após ser indicado pela Universidade, o estudante foi escolhido pelo Programa, voltado para alunos que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense.

(Sabrina Areias – Fonte: Claudia Gomes de Castro)