Divulgado resultado do 4º Ciclo de Autoavaliação Institucional

18/07/2014

O que os estudantes pensam sobre o Restaurante Universitário? Qual a opinião dos professores a respeito do trânsito no campus? E os técnicos administrativos, o que acham da aplicação dos recursos orçamentários na Universidade? As respostas destas e de outras perguntas fazem parte do recém-publicado resultado do 4º Ciclo de Autoavaliação Institucional, realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFV. Além da comunidade universitária, a ação, que tem como objetivo melhorar a educação superior no país, consultou as comunidades locais de cada campus.

A Autoavaliação acontece a cada dois anos e é, juntamente com a avaliação externa que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realiza, parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio de questionários contendo 37 perguntas de múltipla escolha, os integrantes da comunidade universitária puderam opinar sobre o funcionamento da instituição em dez diferentes dimensões de desempenho. Estas abrangem, por exemplo, estrutura física, política de pessoal, sustentabilidade financeira e políticas de ensino, pesquisa e extensão. As questões foram respondidas via internet, por formulário eletrônico, em novembro e dezembro de 2013.

Na mesma época, a comunidade externa à UFV – as populações de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – respondeu a 10 questões, também fechadas, abordando aspectos pertinentes ao impacto da Universidade sobre a cidades, a utilização dos campi, a qualidade dos serviços prestados, entre outros. Nesse caso, a metodologia incluiu aplicação de questionários por entrevistadores, lançando mão de amostras por bairros.

Por fim, segundo a CPA, chegou-se a um resultado que superou as expectativas. Nos ciclos anteriores, de acordo com o órgão, a participação era de aproximadamente 15% da comunidade universitária. Nesse último, a meta era alcançar 18%, mas 21% dos integrantes responderam às perguntas. Agora, a CPA se prepara para divulgar os resultados de forma mais intensa, tanto para cumprir uma das etapas – de apresentação dos dados – quanto para ampliar o número de participantes.

O resultado do 4º Ciclo de Autoavaliação Institucional da UFV está disponível no link www.cpa.ufv.br.

(Marcel Angelo)