Tomam posse novos dirigentes da Asben

16/07/2014

A nova diretoria e o conselho fiscal da Associação Beneficente de Auxílio a Funcionários e Estudantes da UFV (Asben) tomaram posse, nesta terça-feira (15), no campus Viçosa. A cerimônia aconteceu no auditório da Engenharia Florestal e foi acompanhada pela pró-reitora de Assuntos Comunitários Sylvia do Carmo Castro Franceschini, presidente da Asben. Como tem acontecido desde o início da história da Associação, há cerca de 20 anos, o trabalho da vice-presidência continuará sendo conduzido por José Antônio Rezende Pereira.

Antes dos novos diretores e conselheiros assinarem o termo de posse, a pró-reitora entregou uma placa ao vice-presidente eleito, em reconhecimento à sua dedicação, lembrando que “se a Associação cresceu é porque tivemos o José Antônio lutando por ela”. Em sua opinião, “a Asben é um patrimônio da UFV e um benefício para o servidor e para a assistência estudantil que deve ser valorizado”.

A votação para a nova diretoria aconteceu no dia 30 de junho. A chapa única foi eleita com 273 de um total de 287 votos. Esse resultado, segundo o vice-presidente da Asben, demonstra o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizando na Associação, cuja missão é apoiar funcionários e estudantes carentes da UFV. Ele conta que a entidade começou com 23 associados e hoje são cerca de 900. Atualmente, sua principal fonte de recursos é a Farmácia da Asben que comercializa medicamentos com preços menores para seus associados, podendo ser descontados na folha de pagamento. E o desejo de José Antônio é aumentar ainda mais este benefício: “queremos dar mais descontos para os medicamentos genéricos, passar dos atuais 30% para 40%”.

A nova diretoria pretende também ampliar o espaço físico da Farmácia, que funciona no Espaço de Convivência e expandir os atuais convênios que mantém com médicos de Viçosa. Há ainda a expectativa de aumentar o número de associados. José Antônio chama a atenção sobre a importância de os funcionários se filiarem à Asben e justifica: “Estarão ajudando a eles mesmos, a outros servidores e aos estudantes carentes. Quanto mais associados, mais condições teremos de ajudar”.

Vale lembrar que o servidor que precisar ser atendido pela Asben deverá procurar a entidade (subsolo do Edifício Arthur Bernardes) para fazer sua solicitação, que será avaliada pela diretoria. No caso do estudante, a avaliação é feita pelas assistentes sociais da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários.

Nova diretoria

Os novos dirigentes da Asben para o biênio 2014/2016 são: José Antônio Rezende Pereira (vice-presidente); José Assunção Rodrigues (primeiro tesoureiro); Gladstone Moreira Coelho (segundo tesoureiro); Vicente Isidorio da Conceição (primeiro secretário) e Cláudio Luciano Figueiredo Salgado (segundo secretário).

No conselho, assumiram Eduardo Rezende Pereira; Antônio de Pádua Assis Castro; Antônio Carlos Rodrigues Freitas; Osvaldo Divino Vieira; Francisco Lourenço Valente e Ari Roberto Teixeira de Carvalho.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)