Vídeo com imagens do campus Viçosa repercute nas redes sociais

16/07/2014

Um vídeo postado na rede social facebook com imagens aéreas da UFV surpreendeu o autor com a repercussão alcançada. Em menos de 24 horas o vídeo foi visualizado por quase 85 mil pessoas e compartilhado por mais de mil. As imagens foram produzidas com uma câmera dentro de um drone, um tipo de aeronave não tripulada, controlada com técnicas de aeromodelismo.

O autor do vídeo é um ex-aluno da UFV que hoje trabalha como produtor executivo da Rede Minas de Televisão. Fábio Britto estava em Viçosa treinando pilotagem quando lhe foram pedidas imagens das lagoas da UFV para uma reportagem sobre a seca que assola Viçosa este ano. A reportagem seria exibida na TV Viçosa, afiliada da Rede Minas. “Estudei na UFV e trabalhei na TV Viçosa há mais de 20 anos. Resolvi aproveitar para fazer outras imagens noturnas apenas para relembrar o quanto é bonito o campus em Viçosa”, conta o produtor.  Revendo as imagens resolveu fazer uma edição despretensiosa e a postou do facebook.

Além da rapidez da repercussão, o que mais impressionou Fábio foram os comentários postados. Todos comentam a beleza do campus e convidam amigos e familiares a conhecerem um pouco da UFV por meio do vídeo. “Todos eles parecem refletir um grande orgulho das pessoas que estudaram ou estudam na Universidade. Acho que teve grande repercussão porque é um vínculo afetivo, que demonstra que as pessoas gostam mesmo da UFV e querem compartilhar isso”, disse Fábio Britto.

Há os que reclamam que faltaram imagens de outros prédios também muito conhecidos como a reitoria e biblioteca central, mas o produtor relembra que realmente foi um vídeo despretensioso, centrado nas lagoas que estão mais rasas em razão da seca. “Fiquei tão animado que vou voltar para fazer as imagens que faltam”.

Os comentários vêm de todas as regiões do país e de vários cantos do mundo como Estados Unidos, Espanha, Portugal e Paquistão. A maioria fala da saudade da UFV, relembra histórias e elogia a Universidade pelo o que significou nas vidas das pessoas. “Sou ex-aluna do curso de Engenharia de Alimentos e mestrado no mesmo departamento. Fiquei emocionada... voltei ao passado... com imagens do presente (atualização)”, comentou Mylan Silveira. “Dá orgulho de ser viçosense”, disse Luiz Eduardo Guimarães. “Que saudade desse lugar”, declarou Letícia Pazzoti. “Sou mineira e estudei na UFV na década de 80. Moro no Paraná atualmente, mas uma vez ufeviana, sempre ufeviana”, disse Tânia Genta.

Os comentários e o vídeo podem ser conferidos em www.facebook.com/droneflying

(Léa Medeiros)