UFV recepciona delegações esportivas universitárias e dá início aos Jogos Universitários Mineiros

16/07/2014

O Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DES) da UFV recebeu, na noite desta terça-feira (15), a cerimônia de abertura dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), que está sendo realizado novamente em Viçosa, após 22 anos. As delegações que já estavam na cidade se apresentaram ao público, que pôde conferir também a atleta de levantamento de peso viçosense Maria Elizabeth Jorge carregando a tocha para ascender a pira que, simbolicamente, marcou o início da competição.

O estudante de Educação Física e membro da comissão técnica dos times de handebol da Universidade Federal de Ouro Preto, Johnny Stephens Reis Pimenta, está participando do JUMs pela primeira vez e disse que, apesar de existir uma rivalidade dentro de campo, a delegação está sendo muito bem recebida pela UFV e que a expectativa para os jogos são as melhores possíveis. Gleicon Bracarense de Paula Trimolet, também estudante de Educação Física e treinador do time de Voleibol feminino da Universidade Federal de Lavras, elogiou a iniciativa da UFV de realizar uma cerimônia de abertura para a integração dos participantes, o que não aconteceu nas edições anteriores.

Segundo a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a Universidade vive um momento de crescimento na área esportiva em seus três campi e receber um evento como o JUMs estimula ainda mais essa prática entre os estudantes. Ela ressaltou que “é uma alegria ver tantos jovens reunidos por uma boa causa, buscando uma vida saudável” e desejou a todos uma boa competição. A reitora ainda homenageou a Associação Atlética Acadêmica – Luve, presidida pelo estudante de Educação Física da UFV Victor Lana, pelos esforços em trazer o JUMs novamente para Viçosa.

Os 1.200 estudantes, vindos de 17 instituições de ensino superior de Minas Gerais, se enfrentarão, até o dia 20 de julho, em oito modalidades diferentes, que serão realizadas no DES, no Colégio Anglo, no Ginásio da Asav, e no Ginásio da Praça de Esportes de Viçosa. O chefe da Divisão de Esporte e Lazer, Próspero Brum Paoli, destacou a importância do evento para que, cada vez mais, sejam viabilizados espaços físicos da Universidade para a prática do esporte e do lazer.

Também esteve presente na cerimônia de abertura o ex-técnico da seleção brasileira feminina de futebol e comentador esportivo, René Simões, que declarou a importância do esporte estar aliado à ciência e à pesquisa que acontecem dentro de espaços acadêmicos. “É a terceira vez que venho aqui e vejo uma Universidade muito inquieta, incomodada com o futuro, querendo arrumar respostas para os problemas que temos”.

Os acontecimentos do dia ainda foram acompanhados pelo vice-reitor Demetrius David da Silva; a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini e o representante do Ministério do Esporte Wadson Ribeiro, além de representantes de movimentos estudantis, servidores e professores da UFV e autoridades municipais.

Recepção na reitoria
Antes da cerimônia de abertura dos JUMs, a reitora recebeu parte da equipe organizadora do evento e alguns convidados em uma recepção de boas-vindas na reitoria. Entre eles, Wadson Ribeiro falou sobre a importância de o Brasil ter se inserido em uma agenda de realizações de grandes eventos esportivos nos últimos anos, que “deixam infraestrutura e outros legados na área e, especialmente, cria uma cultura em torno do esporte no país”.

No âmbito das instituições de ensino superior, a reitora e o representante do Ministério do Esporte discutiram a necessidade de criação de um sistema de desporto universitário e a possibilidade de construção de um Centro Esportivo Universitário na UFV. Esse Centro, de acordo com a professora Nilda, atenderia às pesquisas na área esportiva na instituição e poderia ser um espaço de treinamentos e de referência.

Nas fotografias, registros dos eventos realizados nesta terça-feira (15).

(Monique Bertto e Izabel Morais – Fotos: Daniel Sotto Maior)