UFV expande rede sem fio e adere à rede internacional Eduroam

16/07/2014

Desde 2013, a UFV tem ampliado e melhorado a infraestrutura de rede sem fio dos seus três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Até hoje, foram investidos, aproximadamente, R$ 600 mil na aquisição de equipamentos responsáveis pela propagação de sinal e que permitem que os usuários se conectem simultaneamente sem perda de qualidade. Além disso, a política de autenticação de usuários proporcionou maior segurança e qualidade no acesso à rede e possibilitou que a Universidade aderisse à rede internacional Education Roaming (Eduroam).

Por meio da Eduroam, servidores e estudantes podem acessar a internet em qualquer instituição participante utilizando as credenciais da instituição de origem, sem necessidade de um novo cadastro. Atualmente, organizações de mais de 60 países participam do Eduroam, cuja abrangência pode ser conferida no link monitor.eduroam.org/eduroam_map.php?type=all.

Até o momento, 30 pontos de acesso à rede Eduroam estão disponíveis nos campi Viçosa e Florestal e o acesso a eles é possível por meio do registro do CPF seguido do domínio “@ufv.br” – exemplo: 12345678901@ufv.br – e a senha utilizada nos sistemas administrativos da instituição. O tutorial dessa configuração pode ser conferido no link wiki.rnp.br/pages/viewpage.action?pageId=67406561.

Além da rede Eduroam, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) homologou as redes sem fio identificadas pelo prefixo “WIFI-UFV”. A autenticação dessas redes é realizada pelo portal de acesso REDE WIFI-UFV, no qual o usuário deve informar seu CPF e a senha dos sistemas administrativos. Em ambos os casos (Eduroam e WIFI-UFV), a autenticação é feita de modo seguro, em ambiente criptografado.

A DTI não homologou outras redes e sugere que as conexões aconteçam sempre por meio das redes citadas. Em caso de dúvidas ou problemas com o acesso, os usuários devem entrar em contato com o helpdesk da DTI pelo telefone 3899-2600 ou pelo e-mail helpdesk@ufv.br.

(Fonte: Michelini Mota)