Curso apresenta Pedagogia Waldorf para integrantes do Pibid

14/07/2014

Cerca de 60 pibianas participaram do curso

A teoria e a prática da Pedagogia Waldorf foram temas de um curso realizado no campus Viçosa, nos dias 7 e 8 de julho, para alunos e professores participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia. Organizado pela professora do Departamento de Educação Maria Veranilda Soares Mota (segunda foto abaixo), uma das coordenadoras do Pibid, o objetivo foi ampliar o conhecimento sobre uma pedagogia pouco discutida na Universidade, apesar de ter sido criada há mais de 90 anos e contabilizar resultados significativos na relação da criança com o estudo.

O desejo de ampliar este conhecimento se deve, segundo a professora Veranilda, à proposta dessa prática pedagógica que é “formar a pessoa inteira, promovendo o cultivo das potencialidades individuais”. E isso, em sua opinião, “está faltando na pedagogia atual”. A Pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, em 1919, considera a diversidade cultural e desenvolve o desejo da criança para estudar.

De que forma? O professor Joel Canella (primeira foto abaixo), que ministrou o curso juntamente com a professora Juliana Nogueira Lima, contou que isso acontece por meio de uma metodologia que faz a criança desenvolver a sensibilidade, o que inclui atividades artísticas. “É um processo que vai do querer, passando pelo sentir, até chegar ao pensamento”. E isso, segundo ele, de uma “forma não apartada”. Ou seja, “não há uma divisão daquilo que a criança pensa, sente e quer. Há uma integração”. A Pedagogia Waldorf não considera apenas o desenvolvimento do pensar, mas sim de habilidades sociais.

Joel, que assim como Juliana trabalha em Nova Friburgo e tem em seu currículo uma longa história como formador de professores da Pedagogia Waldorf, percebe as pessoas “um pouco desestimuladas com a pedagogia que está acontecendo aí fora”. Por isso, considerou importante a iniciativa da professora Veranilda de promover o curso para mostrar às pibidianas que elas poderão ter acesso a uma pedagogia que traz mais sentido à prática profissional. Em sua opinião, a pedagogia praticada atualmente está mais preocupada em atender a um sistema educacional voltado para o mercado.

A estudante de Pedagogia Monize Paes de Lucena (terceira foto abaixo), uma das cerca de 60 estudantes que participaram do curso, considerou a experiência única: “era tudo o que eu procurava na pedagogia. A metodologia Waldorf foge do que estamos acostumados nas escolas. Trabalha com o sentimento da criança e isso, hoje, é muito importante. No mundo atual, o sentimento e as brincadeiras estão se perdendo, e essa pedagogia promove o resgate deles”.

A mesma impressão teve a professora Ana Maria Murta Lemos Faria, da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, integrante do Pibid. Em sua opinião, o curso mostrou que a Pedagogia Waldorf é uma possibilidade de se resgatar o lúdico, as brincadeiras e o respeito à infância, perdidos com a preocupação crescente pela busca de novas tecnologias e de novos conhecimentos. “Ela deixa a criança ser criança e se desenvolver na hora certa”, analisou. Com a experiência de quem atua há 30 anos em sala de aula e se diz “apaixonada pela educação”, Ana Maria gostou do que aprendeu sobre a pedagogia Waldorf que, em sua avaliação, permite à criança “olhar o mundo, enxergá-lo, reconhecer que faz parte dele e transformá-lo”.

(Adriana Passos)