Campus Florestal

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA REALIZA O IV SEMINÁRIO DE DEFESA DE TCC

08/07/2014

Professor Trigo, Alan Peloso figueiredo, Jânio José Quirino de Souza e Afonso Timão Simplício

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são os de propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física a oportunidade para demonstrar o grau de conhecimento adquirido, a capacidade de aprofundamento temático, o estímulo à produção científica e à consulta de bibliografia especializada. O TCC consiste em pesquisa realizada individualmente, orientada e relatada sob a forma de um relato de experiência, revisão de literatura, relatório de pesquisa, pautada em regulamento específico determinado pela Coordenação da Disciplina, em qualquer área da Educação Física Escolar e resultara em um único exemplar final, uma monografia.

Para o curso de Licenciatura em educação Física da UFV-CAF, o TCC é de caráter obrigatório. Da elaboração do projeto (iniciada sua discussão já no primeiro período do curso como pré-projeto), aprovação/orientação do projeto, experimentação, redação científica - ao longo do curso, apresentação pública/defesa, é uma das mais importantes da vida acadêmica de um estudante.

Assim realizados no último dia 5 (sábado) o IV SEMINÁRIO DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UFV-CAF.

Foram seis monografias apresentadas conforme abaixo:

Jânio José Quirino de Sousa

Alan Peloso

Figueiredo

UNIFOR-MG

Ricardo Wagner de Mendonça Trigo – Presidente - UFV

Alan Peloso Figueiredo - UNIFOR-MG

Afonso Timão Simplício - UFV

Título

EFEITOS DA CAPOEIRA NA FLEXIBILIDADE FORÇA DE MEMBROS INFERIORES E AGILIDADE E CAPACIDADECARDIORRESPIRATÓRIA DE SEUS PRATICANTES,

Gisele Mendes

Reis

Alan Peloso

Figueiredo

UNIFOR-MG

Ricardo Wagner de Mendonça Trigo –

Presidente - UFV

Alan Peloso Figueiredo – UNIFOR-MG

Afonso Timão Simplício - UFV

Título

RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EXECUÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Brenda Lorraine

Vieira

Juliana de

Oliveira Torres

Representada pelo Professor Albená Nunes da Silva (UFV)

Ricardo Wagner de Mendonça Trigo

Albená Nunes da Silva – Orientador – Presidente (UFV)

Ricardo Wagner de M. Trigo

Título

ANALISE DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SOB O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS REGULARES DE PARÁ DE MINAS – MG.

Wanderson

Guimarães Silva

Juliana de

Oliveira Torres

Representada pelo Professor Albená Nunes da Silva (UFV)

Ricardo Wagner de Mendonça Trigo

Albená Nunes da Silva – Orientador – Presidente (UFV)

Ricardo Wagner de M. Trigo

Título

PERFIL DA APTIDÃO FÍSICA DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARÁ DEMINAS - MG

Taís Ferreira

Primo

Rogério Farias de

Melo

Rogério Farias de Melo

- Presidente - UFV

Ricardo Wagner de Mendonça Trigo- UFV

Título

FATORES MOTIVACIONAIS EM ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PARA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE

EDUCAÇÃO FÍSICA.

Mairon Cesar Moreira

Romário Cardoso Costa

Adalberto Rigueira Viana - UFV

Romário Cardoso Costa – UFV – Presidente

Adalberto Rigueira Viana – UFV

Afonso Timão Simplício – UFV

Título

PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DAS DIMENSÕES DO CAMPO DE JOGO E BALIZA DE GOL, NO FUTEBOL,

PARACRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 12,13 E 14,15 ANOS DE IDADE.

Para estímulo à publicação, é previsto no Projeto Pedagógico do curso que, o aceite do trabalho de conclusão de curso, como artigo, em eventos científicos/publicações (que carece aprovação pela Comissão Coordenadora do Curso), poderá ter até 20% da avaliação na disciplina. .

Destaca-se, nesta oportunidade, o processo de crescimento e maturidade acadêmica dos estudantes com a necessidade de união de uma série de fatores como a observância às regras exigidas, o tratamento metodológico de busca de fontes bibliográficas, a experimentação científica, a uniformização dos diversos dados exigidos e a redação clara e objetiva, de modo a expor o assunto de maneira clara e aberta.

Aos estudantes concluintes, aos convidados e a todos presentes, os agradecimentos da Coordenação do Curso e da disciplina Trabalho de Conclusão de curso.

Albená Nunes, Alan Peloso Figueiredo (UNIFOR-MG), Ricardo Trigo, Gisele Mendes Reis e Timão

Albená Nunes (substituindo a professora Juliana), Trigo, Brenda e Timão

Trigo, Albená, Wanderson e Timão