UFV enriquece seu Arquivo Histórico com mais de 500 fotografias

03/07/2014

A UFV passou a contar sua história com mais detalhes a partir desta quinta-feira (3) com fotografias do campus Viçosa doadas pela família do professor José Marcondes Borges (1922 - 2009). São 2.700 fotos de épocas diferentes, desde a chegada do professor Marcondes a Viçosa, em 1939. Alguns conteúdos registrados não existiam na memória da Universidade – estaçãozinha, prédios, etc. –, como contou o arquivista do Arquivo Central e Histórico da UFV, Eduardo Luiz dos Santos.

O acervo foi doado por um dos seis filhos do professor Marcondes, o também professor do Departamento de Engenharia Florestal Eduardo Euclydes de Lima e Borges, que recebeu os agradecimentos da reitora Nilda de Fátima Ferreria Soares, em uma cerimônia, nesta quinta-feira, na reitoria.

Após terem sido adequadamente tratadas e digitalizadas pelas equipes do Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica (Lampeh) e do Arquivo Central e Histórico, as cópias foram entregues ao professor Eduardo (à esq. na foto abaixo) e mais de 500 – referentes especificamente à instituição – ficarão à disposição na sede do Arquivo, localizado na casa nº 10 da Vila Giannetti.

A motivação para a doação foi o desejo de que as fotografias ficassem preservadas em um local adequado e servissem aos interesses da instituição. De acordo com o professor Eduardo, seu pai sempre se preocupou com o resgate histórico, tanto que chegou a trabalhar no Arquivo Central e Histórico e escreveu alguns livros sobre a UFV. “Para nós, é um orgulho. É uma participação da família na história da UFV”, disse.

A reitora destacou a atuação do professor Marcondes e o carinho que tinha pela Universidade. “Era a verdadeira institucionalidade, da qual tanto falamos”, ressaltou. Ela agradeceu muito ao professor Eduardo e reforçou que as fotografias tiveram e continuarão tendo o tratamento adequado dentro da UFV. A reitora desejou que a iniciativa sirva como exemplo e motivação para outras famílias que, de alguma maneira, se envolveram com a Universidade.

Também participaram do encontro o chefe do Departamento de História (DHI), Ângelo Adriano Faria de Assis, para quem, agora, a Universidade poderá contar um pouco mais sobre o seu desenvolvimento, e o professor do DHI e coordenador do Lampeh, Jonas Marçal de Queiroz. Outros convidados foram o chefe de Gabinete da reitoria, Gustavo Soares Sabioni; a historiadora do Lampeh Ana Paula Ribeiro Freitas e o estagiário do Arquivo Vitor de Paiva Zuchini.

Vale destacar que o Arquivo Central e Histórico da UFV funciona por meio de agendamento de visita e seu telefone de contato é 3899-2657. Mais informações sobre o professor José Marcondes e sua atuação em Viçosa estão disponíveis na página Personagens e Pioneiros da UFV na internet.

(Izabel Morais – Fotos: Daniel Sotto Maior)